Para novo presidente da ConTIC, chegada do 5G desafia a formação de profissionais
O engenheiro Márcio Ellery Girão Barroso assumiu a presidência da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) com o desafio de acompanhar a chegada do 5G no país. Segundo ele, a nova tecnologia exigirá esforços nas áreas de educação e qualificação profissional.
Para estimular esse novo mercado de trabalho, a entidade e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), lançaram recentemente uma parceria para aproximar docentes e estudantes do mercado de tecnologia da informação e comunicação (TICs).
“O objetivo é ajudar a formar mão de obra capacitada e preparada para as transformações do novo mercado de trabalho e para a revolução tecnológica que já estamos experimentando, inclusive a que chegará com o 5G”, afirma nota emitida pela assessoria de imprensa da ConTIC.
Girão também cita como prioridade a criação do Serviço Social e Serviço de Aprendizagem da Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), prevista no projeto de lei 10.762/2018. A Setic promoverá a aprendizagem de trabalhadores nas empresas de TIC e nas empresas e indústrias que têm nas TICs um de seus principais insumos tecnológicos.
A ConTIC reúne as principais empresas brasileiras nas áreas de serviços de Telecomunicações, internet, construção de Infraestrutura de Redes de telecomunicações e Tecnologia da Informação.