Para Líderes de TI, infraestrutura é barreira para projetos de IoT
A décima edição da pesquisa anual CIO Report, realizada pela Logicalis, integradora de TI, aponta que 70% dos chief information officers (CIO) brasileiros veem a infraestrutura de conectividade como uma barreira importante a ser superada para implementação de projetos de internet das coisas (IoT).
Ao mesmo tempo, 98% dos líderes de TI no Brasil afirmam ter projetos ligados a IoT em diversas frentes para trazer benefícios aos negócios como a segurança do trabalho, seguido do monitoramento remoto. As principais iniciativas apontadas por esses profissionais no país foram:
- 73% – Segurança no local de trabalho (sensores inteligentes, dispositivos de monitoramento de equipamentos, câmeras inteligentes)
- 44% – Monitoramento remoto (água, aquecimento, iluminação, energia etc.)
- 39% – Manutenção preditiva
- 37% – Rastreamento de ativos (veículos, máquinas ou bens)
- 34% – Rastreamento e localização no local (veículos, bens etc.)
- 36% – Espaços inteligentes
- 26% -Lojas autônomas
Esse objetivo de desenvolver iniciativas de IoT é um dos fatores que justificam os investimentos no 5G privado, mostra ainda a pesquisa. A maioria dos entrevistados (94%) relatou que está investindo ou planeja investir em 5G privado para usos que incluem melhorar a experiência do cliente e do funcionário, controlar inventário e ativos em tempo real, conectar áreas remotas e até mesmo possibilitar novos modelos de monetização.
Quando perguntados sobre as aplicações do 5G privado, os CIOs brasileiros destacaram:
- 62% – Conectividade em áreas remotas
- 61% – Melhor experiência do cliente/funcionário
- 47% – Rastreamento de ativos em tempo real
- 41% – Geração de novos fluxos de receita
- 39% – Gerenciamento de estoque em tempo real
- 35% – Manutenção preditiva
- 31% – Robótica
“Outros estudos que desenvolvemos e as interações com clientes indicam que o nível de domínio do 5G pelas equipes de TI das empresas ainda é baixo, incluindo o conhecimento sobre sua arquitetura, seus benefícios e melhores cenários de aplicabilidade. As expectativas elevadas contrastando com o gap de conhecimento representam um importante ponto de atenção”, afirma o diretor de Consultoria da Logicalis, Yassuki Takano. (Com assessoria de imprensa)