Origem Verificada: Datora mira contact centers e PMEs

Operadora Datora vê oportunidade na oferta de produto de Origem Verificada em todo o país e acredita que tecnologia aumenta sucesso de chamadas de telemarketing

A Datora vai entrar na disputa com as demais prestadoras de serviços de telecomunicação móvel pelo mercado potencial do stir shaken. A tecnologia autentica e identifica chamadas recebidas no celular, exibindo informações sobre a empresa que está ligando. Chamado de “Origem Verificada” pela Anatel, o sistema está sendo implantado aos poucos no Brasil a partir deste mês de outubro.

Modelo de chamada identificada conforme novo protocolo
Modelo de chamada identificada conforme novo protocolo stir shaken

Quem vai contratar o stir shaken será o setor de call centers e empresas que realizam chamadas em grande escala. E é neste mercado que a Datora está de olho, especialmente no segmento de contact centers e PMEs.

“A “origem verificada” vai ajudar muito as pequenas e médias empresas, porque quem recebe a chamada vai poder identificar quem está ligando. Se sabemos que não é spam, as chances de uma chamada ser atendida crescem drasticamente. Nos EUA, onde o stir shaken existe desde 2019, estima-se que a probabilidade do consumidor atender uma ligação teve um aumento de mais de 50%, no país”, afirma Jorge Bichara, diretor comercial e regulatório da Datora.

Ele acrescenta: “Estamos prontos para implementar o sistema e oferecer uma camada adicional de proteção ao consumidor, garantindo que cada ligação seja autenticada e que a origem seja verificada”. De acordo com a Anatel, a Origem Verificada vai coibir práticas fraudulentas. O protocolo depende de cobertura de rede 4G e da compatibilidade dos equipamentos celulares que recebem as chamadas.

“O ecossistema todo – operadoras, fabricantes e desenvolvedores de Sistema Operacional – está trabalhando para esta nova etapa. A palavra de ordem é fidedignidade, confiança na informação do usuário, algo que se tentou com baixo sucesso através de APPs”, diz Bichara. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11038