Operadoras regionais ampliam o apetite pela faixa de 700 MHz

Brisanet, Cloud2you (iez), Ligga e Unifique apresentam nesta terça em evento na Anatel um rol de cidades a serem atendidas pelo 4G no 700 MHz bem mais ambicioso, devido às alterações regulatórias feitas na semana passada.
Fim ao Leilão mal-sucedido
Crédito: Freepik

As quatro operadoras regionais de telecom que compraram frequência no leilão do 5G da Anatel ampliaram bastante o apetite pela ocupação da faixa de 700 MHz que foi devolvida à União pela Winity no final do ano passado. Esse aumento de interesse se deve à decisão da agência da semana passada que ampliou para 18 meses o prazo para as empresas lançarem o serviço, ocupando a frequência em caráter secundário (ou seja, sem preferência contra a interferência de outros serviços).

A faixa de 10+10 MHz que foi devolvida, embora ofereça pouca banda para o consumo de dados que se faz atualmente, é bastante interessante para as operadoras por ser uma das raras frequência disponíveis que estão abaixo de 1 GHz. Isso significa que permite muito maior propagação com a construção de menos sites.

Embora a agência tenha dado preferência para essas quatro operadoras (Brisanet, Cloud2you (iez), Ligga e Unifique) para escolher primeiro quais localidades querem vão usar o espectro para a oferta do 4G, o interesse das empresas só se confirmou depois que a agência ampliou o prazo para a ocupação da faixa. Sem isso, a preferência não iria trazer qualquer benefício concreto, pois o número de cidades a serem pretendidas pelas prestadoras regionais seriam muito poucas, tendo em vista que  teriam que começar a implantar os sistemas em seis meses.

As operadoras regionais

A Unifique, por exemplo, que fez o pleito inicial de ocupação de frequências para apenas quatro cidades de Santa Catarina, irá mostrar uma proposta bem mais ambiciosa amanhã, em evento sobre espectro promovido pela Anatel. O mesmo ocorrerá com a Ligga Telecom. Depois que a operadora redefiniu o seu modo de operação do 5G, quando vai passar a contar fortemente com a co-participação dos ISPs (Internet Service Provider) na oferta do serviço, deverá apresentar no evento interesse por explorar a faixa nas maiores cidades de sua área de concessão (São Paulo e Região Norte). Brisanet, também irá ampliar em muito o seu leque de cidades a serem atendidas.

 

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2206