Provedores de banda larga fixa dos EUA buscam o mercado móvel

Comcast e Charter terão, cada uma, sua MVNO baseada na rede da Verizon. Mas vão compartilhar plataformas e acordos com fabricantes de aparelhos.

TeleSintese-Contrato-fechado-aprovado-combinado-aperto-de-mao-reuniao-compromisso-grafico-apresentacao-Fotolia_139354242As provedoras de acesso banda larga norte-americanas Comcast e Charter fecharam uma parceria para facilitar a criação de duas operadoras de telefonia móvel. Mas as empresas explicam não vão ter infraestrutura própria, apenas pretendem montar uma operadora virtual. O objetivo do acordo é reduzir os investimentos para criar as teles, mesmo sendo MVNOs.

Tanto a Comcast, quanto a Charter, já tinham firmado contratos de MVNO com a Verizon. Conforme o anúncio de hoje, vão compartilhar a plataforma operacional, terão sistemas harmonizados e usarão as mesmas tecnologias sem fio. O trabalho conjunto tem duração de um ano.

Juntas, acrescentam, terão mais força para negociar contratos com a Verizon. A união também vai facilitar o diálogo com os fornecedores de smartphones, uma vez que prevê o desenvolvimento compartilhado de logística de aparelhos e também de logística reversa.

Um dos itens do acordo, conforme o The Wall Street Journal, seria a previsão de que nenhuma das provedoras fecharia acordos em telefonia móvel com outras empresas sem conhecimento prévio e aval da parceira, até meados de 2018 – reduzindo especulações de consolidação envolvendo as companhias. (Com agências internacionais)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10999