Opensignal vê melhoria do serviço após venda da Oi móvel
Opensignal publicou relatório com avaliação da experiência dos usuários da Oi Móvel após a venda da operadora. De acordo com a avaliação, a experiência dos consumidores melhorou após a mudança para as redes das compradoras.
O relatório foi feito a pedido da Anatel e constatou aumentos na velocidade, disponibilidade e nas métricas de experiência para esse grupo de usuários. A Opensignal também analisou como a transferência de assinantes da Oi afetou os usuários, assinantes de outras operadoras. Enquanto as redes da TIM e da Vivo pareciam não ter sido afetadas, os usuários da Claro observaram uma leve queda na velocidade média de download em 4G e nos valores de RSRQ de LTE, o que indica um aumento no congestionamento.
A análise da experiência de usuários da Oi depois que migraram para as novas redes foi feita ainda sob o modelo de roaming.
-“Quando comparamos os dois períodos de coleta de dados – antes da venda, finalizados em meados de abril (90 dias a partir de 1º de fevereiro de 2022) e seis meses mais tarde (90 dias a partir de 1º de agosto de 2022) , com a migração já em andamento – observamos aumentos impressionantes de cerca de 50% na velocidade média de download e upload”, diz a empresa, no relatório.
A Opensignal atesta que os usuários da Oi operaram com velocidades médias de download 4,6 Mbps mais rápidas e velocidades médias de upload 1,9 Mbps mais rápidas, após a migração para as novas redes. O tempo gasto sem sinal de celular foi reduzido para esses usuários em um sexto, nos períodos de coleta de dados analisados, de 4,1% para 3,4%. “Durante esse período, os usuários da Oi também passaram a transitar mais tempo conectados aos serviços 4G e 5G, percebendo um aumento impressionante de 13,8% dos pontos percentuais, para quase 70% em agosto-outubro de 2022. Isso significa um aumento impressionante de quase um quarto do tempo gasto em serviços nas redes 4G e 5G”, ressalta o levantamento.
O estudo ainda aponta para melhorias em experiências com vídeos, jogos, aplicativos de voz, com aumentos de 7,5, 8,6 e 5,6 pontos, respectivamente. “Isso significa que os usuários da Oi tiveram uma experiência melhor ao transmitir vídeos, jogar no celular ou usar serviços de voz over-the-top em seus smartphones após a migração”, observa a Opensignal.