Open Finance as a Service: solução da TecBan vai incorporar IA

Projeto está em desenvolvimento e entrará em fase piloto no primeiro semestre, sendo testada por alguns clientes da empresa

A solução de Open Finance as a Service da TecBan terá uma nova funcionalidade com inteligência artificial (IA) no próximo ano. A empresa está trabalhando numa frente de inteligência de dados com base em IA, cuja finalidade é gerar insights a partir de análise dos dados gerados pelo compartilhamento.

“Seguir o regulatório é importante, as instituições financeiras e fintechs que estão no Open Finance precisam fazer isso para estar de acordo com o que determina o Banco Central (BC). Mas, o ecossistema traz muitas oportunidades de negócio e com uma ferramenta de análise de dados integrada será possível aproveitar melhor o que a estrutura oferece”, diz Flávio Querci, coordenador de Open Finance na TecBan.

Open Finance as a Service: solução da TecBan vai incorporar IA
Flávio Querci, coordenador de Open Finance na TecBan | Foto: Divulgação

A ferramenta de inteligência de dados da solução de Open Finance as a Service da empresa está em desenvolvimento. Segundo Querci, a expectativa é que ela entre em fase piloto, sendo testada por alguns clientes, no primeiro semestre do ano.

“Com base nos dados compartilhados no Open Finance, mediante o consentimento dos clientes dos bancos e fintechs, o objetivo é gerar insights que podem ser úteis tanto para que a instituição crie produtos e ofertas para o consumidor final, quanto para suas áreas internas, como o financeiro, por exemplo”, explica Querci.

A solução atual de Open Finance as a Service da TecBan é uma plataforma modular que conecta o sistema do cliente à estrutura do ecossistema. Querci explica que ela fornece um painel para gestão de consentimentos e outro para gerenciamento dos fluxos de autorização, assim como a parte específica de APIs e o cumprimento do motor de conformidade exigido pelo BC para estar no ecossistema.

“Além disso, o cliente não precisa se preocupar com a agenda regulatória. Temos profissionais dedicados que acompanham a evolução normativa e encaminhamos as atualizações necessárias. Também acompanhamos os tickets abertos por outras instituições ou pelo próprio Banco Central e que precisam de resposta ágil”, diz Querci.

Instituições no Open Finance

Lançado há três anos, o ecossistema financeiro aberto vem gradativamente aumentando o número de instituições que obrigatoriamente devem participar da estrutura. Atualmente, 261 instituições estão no Open Finance, segundo dados da Estrutura de governança do ecossistema. A partir de 1º de janeiro de 2025, todas aquelas com mais de 5 milhões de clientes deverão estar no Open Finance. Com isso, a base de participantes do Open Finance passa de 75% para 95% das instituições do país.

Já o número de consentimentos únicos chegou a 38,7 milhões de pessoas físicas e 372 mil empresas, de acordo com os dados mais recentes do ecossistema.

As informações que podem ser compartilhadas pelos clientes das instituições também serão ampliadas. O compartilhamento começou com dados bancários e evoluiu para investimentos e câmbio. Para o próximo ano, por exemplo, está prevista a portabilidade de crédito.

Avatar photo

Simone Costa

Artigos: 141