OMC inicia debate sobre regras para o comércio eletrônico
Depois do debate iniciado em janeiro, em Davos, as negociações para regulamentação do comércio eletrônico na Organização Mundial do Comércio (OMC) embalaram nesta semana, como informa o Valor Econômico. Segundo o jornal, o Brasil defende a cobrança de taxas internas sobre as plataformas eletrônicas. Já a União Europeia quer a redução de tarifas de importação para produtos de telecomunicações.
Permeia o debate a guerra comercial entre os EUA e a China. O Brasil defende a eliminação permanente da taxa aduaneira sobre transmissões eletrônicas, que não é cobrada há 20 anos. Prefere coletar impostos internamente. E quer a manutenção da internet livre e aberta.
As negociações da OMC se concentrarão em criar uma estrutura única para lidar com o comércio eletrônico, já que o setor era praticamente inexistente quando órgão de comércio foi criado, em 1995. “O comércio eletrônico é uma nova globalização que precisa de nova regulamentação”, disse Arancha Gonzalez, do Centro de Comércio Internacional da ONU.