Olimpíadas: Globosat reforça programação na TV paga e na web
Como uma das detentoras dos direitos de transmissão dos jogos olímpicos do Rio 2016, a Globosat conseguiu fechar acordos para um dos maiores projetos de sua história. Via SporTV ela terá 16 canais simultâneos na TV paga e 56 para streaming na Internet. A NET é uma de suas parceiras nesse processo e a operadora, por sua vez, vai somar 25 canais esportivos na sua grade e cujo material também será aproveitado no NOW, a exemplo do que aconteceu na Copa do Mundo.
Segundo Alberto Pecegueiro, presidente da Globosat, a empresa vai acompanhar a tendência de expansão no acesso a vídeos via dispositivos móveis com a oferta dos canais de streaming dos jogos. No caso da NET, a programadora vai utilizar o seu quarto canal do SporTV para oferecer um mosaico com a programação disponível em todos os demais 15 canais que terão a transmissão dos jogos simultaneamente.
Segundo Marcio Carvalho, diretor de marketing do grupo América Móvil, a Globosat vai receber os sinais da OBS (Olimpic Broadcasting Services) para 40 canais. A programadora irá editar 16 deles que irão para a TV paga e também estarão disponíveis na Internet. E vai colocar todos os 40 com a transmissão ao vivo dos jogos na web, sem edição.
Apesar do projeto ousado para a Rio 2016, Pecegueiro não está muito feliz com o desempenho comercial da programação das Olimpíadas. “O futebol você consegue vender com muita rapidez, mas há muito mais reticência nos jogos olímpicos”, afirmou. Na sua avaliação, o Brasil não fez a escalada que deveria ter feito para promover as Olimpíadas e não deverá chegar no nível que se esperava de um evento desse porte.