Oi simula invasão hacker para testar vulnerabilidade
O Pentest (Penetration test), ou teste de intrusão, verifica suscetibilidade dos sistemas de segurança, identificando falhas para evitar ataques reais

Um serviço que simula invasão hacker para testar nível de vulnerabilidade das empresas é a nova oferta da Oi Soluções para o mercado. O Pentest (Penetration test), ou teste de intrusão, verifica suscetibilidade dos sistemas de segurança, identificando falhas para evitar ataques reais.
O serviço da Oi que simula ataques hackers para avaliar a eficácia dos sistemas de segurança contra uma invasão está disponível em dois formatos: análise das fraquezas que determinam o nível de exposição da infraestrutura na internet, e análise de vulnerabilidades específicas de aplicações web.
Após a realização do teste de intrusão, é possível avaliar os riscos associados às potenciais falhas de segurança para auxiliar na tomada de decisão sobre medidas eficazes de proteção e prevenção de ataques ou violações de segurança.
“Com o avanço da digitalização, os ataques virtuais cresceram de forma exponencial, aumentando os riscos de prejuízos às empresas. Para evitar a paralisação dos negócios, proteger os dados, evitar danos à imagem e estar em dia com as normas de segurança, é importante adotar medidas de prevenção para agilizar a identificação de brechas de segurança, e o Pentest é o serviço mais indicado para isso”, diz Patrícia Araujo, gerente de produtos de segurança cibernética da Oi Soluções.
Dia zero
O serviço é complementar à solução análise de vulnerabilidade, que é responsável pelo mapeamento das vulnerabilidades conhecidas por criticidade. O teste de intrusão é feito por uma equipe de Red Team, com objetivo de identificar as vulnerabilidades de dia zero, termo utilizado para se referir às vulnerabilidades recentemente descobertas.
A Oi Soluçōes tem projetos integrados de Segurança, Cloud, UC&C (Unified Communications and Collaboration), IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz via fibra ótica.
Mais de 1.500 executivos ficam disponíveis para atender exclusivamente o segmento corporativo. A carteira de clientes é composta por 40 mil empresas dos mais variados setores.
No final do ano passado, a Oi Soluções instalou serviços IoT na sede do governo de São Paulo.