Oi: detentores de ações preferenciais indicam nome para o conselho

Com 11% das ações preferenciais atualmente, Victor Adler e VIC DTVM pleiteiam a manutenção de Raphael Manhães Martins no conselho da Oi, em votação em separado em assembleia
Grupo com 11% das ações preferenciais da Oi indica nome para o conselho
Grupo com 11% das ações preferenciais da Oi indica nome para o conselho (crédito: Freepik)

Após obter a anuência prévia da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para seguir com o processo de aumento de capital, a Oi, conforme previsto no plano de recuperação judicial, deverá realizar uma assembleia geral extraordinária para eleger os novos membros do seu conselho de administração.

De acordo com comunicado ao mercado divulgado na noite de quinta-feira, 7, um grupo de acionistas minoritários, composto pelo investidor Victor Adler e pelo fundo VIC DTVM, já definiu o nome que terá o seu apoio. Os acionistas pleiteiam a manutenção de Raphael Manhães Martins no board.

A indicação prevê votação em separado por acionistas detentores de ações preferenciais. Adler e a VIC DTVM, vale lembrar, elevaram a sua participação conjunta nesses papéis para 10,93% no fim de outubro.Após o aumento de capital, isso representará apenas 0,06% da participação na companhia.

Em notificação à Oi, Adler diz que, caso a assembleia geral venha a ser convocada, indica, “com a máxima antecedência possível, o Sr. Raphael Manhães Martins, que atualmente exerce a função de Conselheiro de Administração da Companhia, para ser reconduzido ao referido órgão de governança, na vaga em que votam, em votação em separado, os acionistas titulares de ações preferenciais”.

Raphael Manhães Martins é advogado e sócio, desde 2023, do escritório Manhães Martins Sociedade Individual de Advocacia. É membro titular do conselho de administração da Oi desde 2021. Na operadora, também atua no Comitê de Operações e Finanças (COF) e, entre 2019 e 2021, foi membro do conselho fiscal.

Em outras companhias, compõe o board da Light desde 2023. Manhães também integra os conselhos fiscais da Vale (desde 2015), da Americanas (desde 2023) e da Embraer (desde 2024).

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1087