Oi amplia redundância de rede em Rondônia, Mato Grosso e Goiás
A Oi fechou um acordo para utilizar a estrutura física e a capacidade de rede de empresas parceiras no Centro-Oeste. Na prática, o projeto, chamado de “swap” ou “compartilhamento de fibra ”, amplia a capacidade de tráfego de dados e oferece uma terceira rota alternativa de tráfego (redundância), reduzindo de forma expressiva as interrupções dos serviços ocasionadas por obras de terceiros nesses estados.
A parceria prevê o uso de cerca de 790 km quilômetros de fibra ótica de uma operadora nos trechos entre Rondonópolis (MT) e Mineiros (GO) e entre Rio Verde e Goiânia (GO). O projeto também utiliza a capacidade de rede de um trecho de 1.656 km de outra parceira, com o recebimento de 100Gb entre Porto Velho, em Rondônia, na região Norte, e Cuiabá (MT) e 200Gb entre Cuiabá e Rondonópolis.
Assim, os serviços de comunicação de dados, banda larga e telefonia móvel de clientes do Mato Grosso e Rondônia, ocasionalmente afetados por duplos rompimentos, ficam mais protegidos. A proteção beneficia também os Estados do Acre e Mato Grosso do Sul, devido à rota da fibra que atravessa os três estados. (Com assessoria de imprensa)