OCDE decide abrir negociação com o Brasil
A OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico anunciou nesta terça-feira, 25, a decisão de abrir negociações com o Brasil e mais cinco países candidatos a se associarem à entidade. A informação havia sido adiantada mais cedo por membros do governo brasileiro.
O ingresso do país na OCDE vem sendo uma das prioridades da política externa brasileira desde o governo de Michel Temer assim como de Jair Bolsonaro. Ultimamente, a França fez restrições à entrada do Brasil na entidade em função dos confrontos políticos causados pelo atual Presidente da República.
A decisão se deu após avaliação do progresso feito pelos seis países desde que solicitaram adesão à organização, disse a OCDE em nota. Além do Brasil, Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia tivera o início das negociações aprovado.
“Não há prazo para a conclusão dos processos de adesão. O resultado e o cronograma dependem da capacidade de adaptação e ajuste de cada país candidato para se alinhar aos padrões e melhores práticas da Organização”, disse a OCDE.
A entidade destacou que serão agora estabelecidos roteiros individuais para o processo de avaliação detalhado de cada um dos seis países, que alinharão termos, condições e processos de adesão que reflitam áreas prioritárias já identificadas pelo conselho.
(Com Reuters)