Nvidia anuncia plataforma de pesquisa em nuvem com foco em 6G

Fabricante de chips quer levar recursos avançados de IA para as redes móveis de próxima geração; Nokia, Samsung, Arm e Fujitsu estão entre as parceiras
Nvidia lança plataforma de pesquisa em nuvem para tecnologia 6G
Nvidia quer se aproximar do setor de telecomunicações com pesquisas na área do 6G (crédito: Freepik)

Principal fornecedora de chips para Inteligência Artificial (IA), a Nvidia anunciou, durante o evento GTC 2024, uma plataforma de pesquisa em nuvem focada na vindoura tecnologia 6G. Segundo a empresa, a ideia é oferecer a pesquisadores um conjunto abrangente de recursos de IA para o desenvolvimento de redes de acesso via rádio (RAN) compatíveis com a sexta geração móvel.

Chamado Nvidia 6G Research Cloud, o sistema é aberto, flexível e interconectado, de acordo com comunicado divulgado pela fabricante de chips.

“A plataforma permite que as organizações acelerem o desenvolvimento de tecnologias 6G que conectarão trilhões de dispositivos às infraestruturas de nuvem, estabelecendo as bases para um mundo hiperinteligente composto por veículos autônomos, espaços inteligentes e uma ampla gama de realidade estendida e experiências educacionais imersivas e robôs colaborativos”, ressalta a empresa.

A Nvidia destacou que o ecossistema de pesquisa já tem parceiras, entre elas Ansys, Arm, ETH Zurich, Fujitsu, Keysight, Nokia, Northeastern University, Rohde & Schwarz, Samsung, SoftBank e Viavi.

Segundo o comunicado, a plataforma tem três pilares fundamentais:

Nvidia Aerial Omniverse Digital Twin for 6G: uma aplicação que habilita simulações fisicamente precisas de sistemas 6G completos, ao incorporar RAN definida por software e simuladores de equipamentos do usuário;

RAN acelerada por Nvidia Aerial CUDA: oferece flexibilidade para os pesquisadores personalizarem, programarem e testarem redes 6G em tempo real;

Estrutura de rádio neural Nvidia Sionna: fornece integração com estruturas populares como PytTorch e TensorFlow, aproveitando GPUs da Nvidia para gerar e capturar dados, além de treinar modelos de IA e machine learning em escala.

A empresa reforça que o aumento de dispositivos conectados e as novas aplicações em 6G exigirão maior eficiência espectral em comunicações sem fio.

“Com a plataforma de pesquisa em nuvem da Nvidia, estamos capacitando os pesquisadores a liderarem o caminho em direção a um mundo hiperinteligente e interconectado, onde cada dispositivo é uma peça vital dessa evolução”, diz Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1088