Nubank expande Pix com IA pelo app e WhatsApp
O Nubank está expandindo o Pix com uso de inteligência artificial (IA) generativa disponível no aplicativo e via WhatsApp. Em testes desde agosto, a funcionalidade permite que os clientes transfiram dinheiro com mensagens de áudio, texto e imagem.
De acordo com o Nubank, o Pix com IA dentro do aplicativo do banco utiliza a tecnologia para agilizar o processamento e consegue promover uma economia de até 60% no tempo de transição.
No WhatsApp, a função tem sido testada por 2 milhões de clientes desde outubro. O diferencial, explica o Nunbak, é que as transações podem ser realizadas diretamente no WhatsApp, dispensando a necessidade de abrir o app da instituição financeira, que só é utilizado na etapa de ativação. Para acessar a funcionalidade, o cliente deve acessar a Área Pix, clicar na barra roxa no topo da tela e seguir as orientações
Durante os testes, as transações são limitadas a R$ 800, com um máximo diário de R$ 2,4 mil ou conforme o limite de Pix do usuário, prevalecendo o menor valor.
Para usar essa função, o cliente clica em “Pix no WhatsApp” na Área Pix do app do banco e é direcionado automaticamente ao WhatsApp para interagir com a IA. Outra forma de acesso é enviar uma mensagem para o número (11) 5039 3944. O perfil exibido será o do Nubank, com o selo de verificação do WhatsApp, o que garante a autenticidade.
Em ambas as versões, é possível enviar Pix usando áudio, mensagem curta ou imagem com nome do destinatário e valor. As transferências são instantâneas e sem taxas.
“Como é comum em tecnologias que envolvem inteligência artificial generativa, há uma curva de aprendizagem da tecnologia conforme mais clientes utilizam. As funcionalidades também deverão receber melhorias futuras, a partir de casos de uso já em testes, como o suporte para o Pix no Crédito, permitindo parcelamento usando Pix”, afirmou o Nubank em nota. (Com assessoria de imprensa)