Novo cabo submarino a ligar EUA e Espanha será operado pela Telxius
A Telxius, empresa que gere a infraestrutura de telecomunicações do Grupo Telefónica, o Facebook e a Microsoft anunciaram no final da última semana uma empreitada conjunta. As empresas vão construir um cabo submarino ligando Estados Unidos à Espanha, batizado de Marea. A previsão é que o novo cabo comece a ser instalado em agosto de 2016, com conclusão prevista para outubro de 2017.
Segundo Facebook e Microsoft, o investimento na iniciativa tem como objetivo se prepararem para uma explosão do consumo de dados e crescimento acelerado dos serviços em nuvem e online. O cabo será o de maior capacidade a cruzar o Oceano Atlântico, segundo as empresas. Terá oito pares de fibra, transmitindo o total de até 160 Tbps, ao longo de 6,6 mil km.
A rota também é inédita, mais ao sul dos demais cabos que ligam EUA e Europa. A partir da chegada em Bilbao, na Espanha, a rede de hubs conectará o Sul da Europa, além de África, Oriente Médio e Ásia. O design do cabo pertence a Facebook e Microsoft, enquanto a Telxius será a operadora e fará sua gestão – vendendo capacidade no atacado.
A Telxius é uma subsidiária da Telefónica, e foi criada neste ano com ativos de infraestrutura de telecomunicações do grupo. Além de cabos submarinos que cruzam o Atlântico, a empresa também opera torres de telefonia móvel no Brasil, resto da América Latina e Europa. Até julho, espera-se que o grupo realize uma oferta pública de ações da empresa na Europa para reduzir seu endividamento, atualmente na casa dos €50 bilhões.