Nova industrialização digital brasileira em debate no Futurecom

O 6G, futura tecnologia móvel, e Inteligência Artificial estão presentes em vários paineis do evento, que começa na próxima semana, dia 8.
(crédito: Freepik)

A nova industrialização digital brasileira, as aplicações da Inteligência Artificial, assim como os formatos de redes para o funcionamento de todo o ecossistema e a nova rede 6G serão os destaques no Future Congress, com a presença de especialistas e estudiosos desses e de outros temas prementes em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O evento, que será realizado entre os dias 8 e 10 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo, sob o tema “Brand New World on the Edge: a conectividade e as novas relações pessoas – máquinas”, a palestra “Desbloqueando o Futuro com Open Gateway” é o um dos primeiros grandes debates do dia 8 de outubro. Com a presença de especialistas da Anatel, Embratel, Conexis Brasil Digital e Itaú, o potencial das Open APIs no 5G será discutido, aprofundando-se no panorama da implementação do Open Gateway e como essa tecnologia está revolucionando o mundo empresarial ao abrir portas para inovações.

Nesse mesmo dia, o papel da Anatel no cenário digital para democratizar o acesso à tecnologia, com a palestra “Desbravando Fronteiras Digitais: o papel da Anatel em um mundo interconectado e inteligente”, e a necessidade do crescimento da industrialização brasileira para explorar todo o potencial do mercado brasileiro, com a palestra “Neoindustrialização Brasileira: como impulsionar a inovação e competitividade da indústria brasileira”, serão temas de destaque na programação do Congresso.

As aplicações e o papel cada vez mais presente da IA, que já vem transformando a forma como as pessoas se relacionam e consomem, além de revolucionar o mundo corporativo, também terão protagonismo durante o evento. No dia 9 de outubro, a palestra “Aplicando IA ao setor de telecomunicações”, a ser ministrada por Sandro Tavares, diretor Global de Marketing de Telecomunicações da Dell Technologies, vai detalhar como a Inteligência Artificial está revolucionando as telecomunicações por meio de soluções personalizadas para a rede, de forma que os provedores de serviços de comunicação possam aproveitar o monitoramento, assim como sua integração às redes e os esforços colaborativos para aproveitar, ao máximo, a capacidade da IA para agregar valor ao setor.

Nova industrialização e IA

Por causa de toda a relevância que a IA ganhou no mundo e na vida das pessoas, ela volta a ser tema de uma palestra no dia 10 de outubro: “Regulação de IA e as interações entre pessoas e máquinas”, em que experts em Segurança Cibernética do Cade, Anatel e Fiesp vão analisar os desdobramentos da IA nos negócios e na sociedade brasileira, tendo como base a decisão da União Europeia, que já chegou a um consenso com relação ao marco legal de inteligência artificial. No Brasil, o tema será também discutido e terá suas próprias regras? É o que os especialistas irão apresentar aos visitantes.

Enquanto a IA gera essa fascinação e mostra ter vindo para ficar e contribuir para a nova industrialização digital do país, o público também quer mais eficiência e velocidade em seus dispositivos. Por isso, o futuro já está no Futurecom 2024 para responder a esse anseio com a palestra “6G: o que esperar da sexta geração de conectividade e novas verticais a serem embarcadas”. Neste evento,  com a presença de estudiosos e especialistas, como Marina Martinelli, 5G/6G Doctoral Researcher da Unicamp; Rodrigo Robles, Oficial de Programa da International Telecommunication Union (ITU) da ONU; Weskley Vinicius Fernandes Mauricio, Pesquisador da área de Soluções em Conectividade do CPQD; e Luciano Leonel Mendes, Coordenador do Centro de Competência EMBRAPII em Redes 5G e 6G do Inatel, vão discutir e explicar ao público as faixas de frequências do 6G, como fazer o serviço ser acessível, além de propostas de inovação com cobertura mais inteligente e o que está sendo criado no mundo.

O Futurecom 2024 reunirá mais de 250 marcas expositoras em 35 mil m² de área de exposição, e mais de 800 palestrantes entregando cerca de 240 horas de conteúdos, com Congressos das 09h às 18h. Já a Área de Exposição funcionará das 10h às 20h.

( com assessoria de imprensa).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11106