Nossa querida Lúcia Berbert, símbolo da reportagem, faleceu
Perdemos neste sábado, 9 de dezembro de 2023, nossa grande amiga Lúcia Berbert. Ela faleceu em Salvador, após meses de batalha contra um câncer. Prestamos nossas profundas condolências à família e homenagem à pessoa brilhante e companheira com quem tivemos a honra de trabalhar.
Maria Lúcia Berbert de Castro Moreira era chamada por nós de Lúcia ou Lucinha, e teve um papel gigante no jornalismo brasileiro. Repórter de primeira hora, sempre. Não hesitava em ir para as portarias de Brasília questionar as autoridades. Escrevia com a mesma facilidade sobre temas prosaicos e áridos. Tinha sempre o olhar para questões de impacto. Ao mesmo tempo, não deixava de oferecer sua casa na Bahia para quaisquer amigos que quisessem respirar a maresia.
Iniciou carreira nas principais redações de Salvador. Em Brasília, participou de empresas de assessoria, trabalhou no Congresso Nacional, até ingressar no jornalismo especializado em telecom. Adorava cachorros. Viúva de Marquinho há dois anos, seu companheiro de toda a vida, vai agora ao lado dele, narrar a eternidade.
O corpo de Lúcia será sepultado hoje, às 15h30, no Cemitério Campo Santo, em Salvador.
Manifestações de pesar:
“É com profundo pesar e tristeza que recebemos a notícia do falecimento da estimada Lúcia, neste momento de luto e reflexão, gostaríamos de prestar homenagem a uma profissional notável cuja dedicação ao setor de telecomunicações foi inestimável.
Lúcia desempenhou um papel fundamental no campo das telecomunicações, deixando sua marca indelével como uma comunicadora talentosa e dedicada. Seu trabalho incansável e sua paixão por abordar questões complexas no setor contribuíram significativamente para o avanço e o entendimento das telecomunicações no Brasil e, principalmente na Bahia.
Além de seu compromisso profissional, Lúcia também foi uma pessoa calorosa, generosa e comprometida com a justiça e o bem-estar das pessoas. Sua ausência será profundamente sentida não apenas pela comunidade de telecomunicações, mas também pelo Sindicato das Empresas de Internet da Bahia, que teve o privilégio de contar com sua sabedoria e colaboração.
Neste momento difícil, saibam que estamos aqui para oferecer nosso apoio e solidariedade. A perda de Lúcia é uma tristeza compartilhada por todos nós, e juntos podemos honrar sua memória e continuar seu legado.
Que as lembranças das realizações e contribuições valiosas de Lúcia no setor de telecomunicações possam trazer algum conforto em meio à dor. Ela será lembrada com carinho e gratidão por todas as vidas que tocou”, André Costa, Sindicato das Empresas de Internet do Estado da Bahia (Seinesba).
“Meus sentimentos à Família e amigos da Jornalista Lúcia Berbert. Foi uma grande profissional e amiga de muitos de nós nas telecomunicações brasileiras. Que Deus a receba em sua morada eterna”, Juarez Quadros, ex-ministro das Comunicações.
“Minhas sinceras condolências aos familiares e a equipe do Tele.Síntese. Lúcia era uma excelente profissional e, ao mesmo tempo, uma pessoa doce, admirável e de maravilhosa convivência. É lastimável deixarmos de ter seu enriquecedor convívio”, André Felipe Trindade.
“A Oi lamenta profundamente o falecimento da jornalista Lúcia Berbert, que ao longo de sua vida profissional esteve à frente de inúmeras coberturas de imprensa no setor de telecomunicações. Neste momento de pesar, a Oi manifesta sinceras condolências aos familiares e amigos. Sua partida deixa um legado de carinho e saudade”, Oi.
“Nossos sentimentos pela querida Lucia. Que Deus conforte a todos amigos e familiares. Gratidão frente ao trabalho e transparência”, Vinicius Caram, superintendente da Anatel.
“Queria expressar meus sentimentos a grande perda da Lúcia. Excelente jornalista. Meu sinceros sentimentos à família, ao Ponto ISP e ao Tele.Síntese”, Robson Lima, presidente da Abramulti.
Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento da brilhante jornalista Maria Lúcia Berbert de Castro Moreira. Lucinha, como vocês costumavam chamá-la, sempre será lembrada como um dos grandes nomes do jornalismo especializado em Brasília e por sua trajetória no setor de telecomunicações. Transmito ao Tele.Síntese, e aos familiares dessa grande profissional meus sinceros sentimentos pela sua perda e que Deus conforte os seus corações nesse momento tão difícil”, Alexandre Freire, Conselheiro da Anatel.
Manifestaram condolências também:
Abrint; Abramulti; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia; Sindicato dos Jornalistas de Brasília; Convergência Digital; Mobile Time; Teletime; Use Telecom; João Moura, ex-presidente executivo da Telcomp; Francisco Carlos Monteiro Filho, Telebrás; Eduardo Neger, Neger Telecom e Abranet; Alex Jucius, Fibrasil; André Felipe Seixas Trindade; Jonathan Fratta, Mediatek.