Norte-americana Verizon inicia ofertas de acesso patrocinado
A Verizon anunciou nesta terça-feira, 19, que vai testar ofertas de acesso zero-rating a seus usuários. A operadora móvel, com maior número de assinantes dos Estados Unidos, chamou o projeto de FreeBee Data. As ofertas terão duas variantes. Em uma, chamada FreeBee 360, permite o acesso sem limitações a aplicativos ou conteúdo de um provedor. Este provedor arca com os dados utilizados pelo usuário. Na outra, batizada de FreeBee Data, o provedor paga por um único acesso.
Os acessos podem ser tanto a aplicativos, como a sites. A companhia afirma que cobrará dos provedores de conteúdo que comprarem o serviço por gigabyte consumido. O serviço estará disponível para todos os assinantes pós-pagos. A oferta do FreeBee 360 começou hoje, enquanto a do FreeBee Data começa em 25 de janeiro. Já participam da iniciativa as empresas Hearst Magazines, Gameday e America Online (controlada pela própria Verizon). A fase de testes acontecerá até o final do ano, sem uma data precisa para se encerrar, com uma base de cerca de mil clientes.
Outras operadoras móveis norte-americanas já têm produtos similares de zero-rating. A T-Mobile, quarta maior do país, possui o BingeOn, serviço que permite o streaming de vídeos de provedores de conteúdos parceiros, sem que se debite os dados da franquia do usuário. A AT&T, segunda maior operadora móvel, tem um plano similar ao da Verizon de acesso patrocinado, com seis empresas participantes.
Em todos os casos, organizações civis levantaram questionamentos sobre a licitude das iniciativas e possíveis impactos sobre a neutralidade de rede. A Federal Communications Commission (FCC), autarquia que regula as telecomunicações no país, ainda não se posicionou sobre estes produtos. (Com agências internacionais)