Nokia vai construir a rede 5G de Aruba

Com o negócio, a Nokia passa a ter 55 contratos comerciais de 5G globalmente

A Nokia vai construir a infraestrutura de rede 5G para a Setar, operadora de Aruba, país caribenho. Segundo a fabricante, o fornecimento será de ponta a ponta, o que inclui o acesso móvel, os elementos do núcleo de rede e os sistemas de gerenciamento de dados.

A Setar é a antiga estatal de telecomunicações do país, hoje concessionária de serviços e líder em todos os segmentos de comunicações, incluindo acesso móvel, TV a cabo, acesso fixo e banda larga. Apenas outra operadora compete no mercado local, a Digicel.

Entre os upgrades que a Nokia fará à atual rede móvel da operadora estão a ativação de recursos avançados como agregação de portadoras, 256QAM e MIMO 4×4 para permitir velocidades de downlink até quatro vezes maiores e a instalação de um “evolved packet core” virtualizado.

As empresas não revelaram valores. Com o negócio, a Nokia passa a ter 55 contratos comerciais de 5G globalmente. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122