Nokia: US$ 8 trilhões a mais no PIB global com adoção de 5G pelas verticais

Mesmo à luz da pandemia Covid-19 , o relatório prevê um boom global no investimento 5G até o final de 2025, mas aponta vários desafios, como o acesso limitado fora dos grandes centros.

A Nokia prevê  que as indústrias habilitadas para 5G acrescentariam US$ 8 trilhões ao PIB global até 2030, com mais de 70% das grandes empresas esperando investir na tecnologia nos próximos cinco anos. As previsões vêm no Relatório de Prontidão de Negócios 5G, produzido junto com o Nokia Bell Labs após uma pesquisa em setores de oito mercados – Austrália, Alemanha, Finlândia, Japão, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Reino Unido e EUA – conduzida pela Sapio Research.

Mesmo à luz da pandemia Covid-19 , o relatório prevê um boom global no investimento 5G até o final de 2025. Com novos para a tecnologia, 86% dos tomadores de decisão disseram ter “algum tipo de estratégia”. A Nokia observou que muitas empresas ainda estão em fase de testes com o 5G. Entre os desafios para a adoção, estão acesso 5G limitado fora dos centros urbanos; falta de conscientização ou educação sobre a tecnologia; custo e complexidade; e questões de segurança, que foram citadas por mais de um terço dos entrevistados.

A fabricante destacou a necessidade de ação para melhorar a regulamentação, a colaboração e a “vontade de inovar” pelas indústrias,  para gerar maior compreensão, confiança e adoção da tecnologia nos negócios. Apesar de delinear vários desafios, o relatório é otimista sobre o potencial do 5G e destaca os aspectos positivos que já estão sendo sentidos pelos primeiros usuários.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122