Nokia instala infovia no Peru que chega à fronteira com Brasil

Rede de fibra óptica subaquática se estende de Iquitos a Santa Rosa de Yavarí, na tríplice fronteira com Letícia (Colômbia) e Tabatinga (Brasil), cidade que também será conectada pela Infovia 02 do programa Norte Conectado
Operação de instalação de infovia sob o leito do rio Amazonas no Peru
Operação de instalação de infovia sob o leito do rio Amazonas no Peru; rede chega à fronteira com Brasil e Colômbia (crédito: Divulgação/Grupo Satelital)

A Nokia anunciou, nesta terça-feira, 28, a conclusão de um projeto de infovia sob as águas da bacia peruana do rio Amazonas. A rede de fibra óptica subaquática se estende da cidade de Iquitos ao distrito de Santa Rosa de Yavarí, localidade que forma a tríplice fronteira com a colombiana Letícia e a brasileira Tabatinga (AM).

Em comunicado, a companhia finlandesa informou que os municípios colombiano e brasileiro também foram conectados pela rede de fibra.

Vale lembrar que, como parte do programa Norte Conectado, a Infovia 02, que se estenderá de Tefé (AM) a Atalaia do Norte (AM), também chegará a Tabatinga. Inclusive, o governo brasileiro já assinou um acordo com o colombiano para estender as infovias até o país vizinho.

No caso da bacia peruana do Amazonas, a Nokia informou que o projeto foi conduzido ao lado da Global Fiber Peru, operadora de fibra óptica subsidiária do Grupo Satelital. A implantação também teve o apoio da FYCO, parceiro local especializado em redes de telecom.

Mapa com as localidades de Iquitos e Santa Rosa de Yavarí, no Peru (crédito: Reprodução/Google Maps)

A infovia instalada no território do Peru conta com infraestrutura de fibra óptica, IP e XGS-PON. A expectativa é de que, ao longo da rede, 400 comunidades sejam beneficiadas, com a conectividade chegando a mais de 500 mil pessoas. Na prática, a Global Fiber Peru deve se tornar a primeira empresa a oferecer o serviço de banda larga FTTH (fibra até a casa) na região.

Segundo a CEO do Grupo Satelital, Rocío Castilla, a primeira fase do projeto, ligando o distrito de Yurimaguas ao município de Iquitos, foi concluída há dois anos. A iniciativa prosseguiu por meio da parceria com a Nokia, com a extensão da rede subaquática.

“Pelo impacto que tem no desenvolvimento social, econômico e educacional, proporcionando a milhares de pessoas acesso à internet de alta qualidade, este projeto é de extrema relevância para a nossa empresa”, destacou Castilla, em nota.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1088