Nokia e Furukawa ampliam parceria para avançar no mercado de data centers
A Nokia anunciou, nesta sexta-feira, 4, a ampliação de uma parceria com a Furukawa Electric LatAm para trazer ao Brasil soluções de alta performance em automação de data centers, mercado que a fornecedora finlandesa planeja explorar cada vez mais.
Com exclusividade ao Tele.Síntese, a Nokia informou que as tecnologias avançadas de redes ópticas (Passive Optical Lan, ou POL) já estão disponíveis no País. Desde 2022, as empresas são parceiras na oferta de POL e, agora, aprofundam os laços com soluções focadas em segurança e automação projetadas para a era da Inteligência Artificial (IA).
De acordo com a Nokia, as soluções são adequadas para data centers de todos os portes. Na prática, o portfólio reúne a plataforma EDA (Event-Driven Automation), para automação de data centers, além do sistema operacional de redes e roteadores baseados em Linux (SR Linux, 7750 ST e 7220 IXR). A aplicação Deepfield Defender, software para detecção e mitigação de ataques DDoS, também está incluso na oferta.
Em nota, Juan Pablo Anadon, diretor de Enterprise e Parcerias de Infraestrutura de Redes para a Nokia na América Latina, destacou que a fornecedora buscar “seguir evoluindo” no setor de data centers no Brasil.
“Estamos muito confiantes no poder que nossa parceria com a Furukawa Electric LatAm tem de levar ao mercado, com agilidade, o melhor da evolução tecnológica. Nossa nova plataforma de automação, a EDA, concebida para a era da IA, simplifica o gerenciamento de data centers e provou ser capaz de reduzir o esforço operacional em até 40%”, afirma o executivo.
Na avaliação da Furukawa, o mercado de POL está aquecido na América Latina e há muitas oportunidades a serem exploradas especificamente no setor de data centers.
“Estamos muito contentes em poder ampliar nossa parceria com a Nokia, com a tecnologia mais avançada disponível”, diz Roberto Kihara, gerente geral de Vendas para a Furukawa Electric LatAm. “O Brasil é um mercado promissor e já exemplar em volume de investimentos e exigência de soluções de automação”, acrescenta.
No mesmo comunicado, a Nokia ressalta que busca se posicionar como fornecedora de “redes de data centers modernas, altamente confiáveis, seguras e fáceis de operar”, tendo em vista à crescente demanda de IA sobre essas infraestruturas.