Nokia cria um bot para lidar com engenheiros dos NOCs
A Nokia anunciou nesta sexta-feira, 27, que criou o Mika, um assistente digital especializado em cumprir tarefas para engenheiros dos centros de operação de rede (NOC, na sigla em inglês) das operadoras. A ferramenta tem recursos de inteligência artificial e é capaz de compreender ordens ditadas em voz alta pelos usuários. Seu uso seria dedicado à busca e análise de dados, cujo levantamento manual demoraria por operadores humanos.
Mika é uma sigla, que significa algo como “assistente com conhecimento intuitivo multipropósito”. A Nokia diz que o uso dele consegue economizar ao operador do NOC ao menos 1h de trabalho por dia, aumentando a produtividade. Não apenas o bot compreende a pergunta ou ordem e vai sozinho atrás de respostas nos bancos de dados sobre a rede, como aprende com o tempo a lidar com situações mais críticas.
A empresa sugere seu uso em conjunto com outra ferramenta lançada hoje, chamada Reparo Preditivo. Neste caso, o software é capaz de prever quais equipamentos vão precisar de manutenção com até 14 dias de antecedência e 95% de acerto, segundo a Nokia. Para isso, usa algoritmos de inteligência desenvolvidos no Bell Labs, seu centro de pesquisas. No entanto, não se trata de tecnologia interoperável: funciona apenas em redes 3G e 4G construídas com equipamentos da Nokia. (Com assessoria de imprensa)