Nextel Brasil fechou 2017 com prejuízo de US$ 31 milhões
A Nextel Brasil fechou o ano de 2017 registrando um prejuízo de US$ 31 milhões contra um lucro de US$ 59,1 milhões no ano anterior. Somente no quarto trimestre a perda da empresa foi de US$ 15,9 milhões enquanto obteve lucro de US$ 7,5 milhões no mesmo período de 2016.
A receita da operadora também foi menor no ano passado, US$ 847,8 milhões contra US$ 963 milhões de 2016. A operadora aumentou o subsídio com aparelhos de outubro a dezembro, passando de US$ 1,1 milhão no mesmo período para US$ 4,9 milhões negativo. No ano, essa despesa foi negativa em US$ 18,3 milhões praticamente dobrando em relação ao resultado de 2016 (- US$ 7,5 milhões).
Segundo a operadora, foi registrada uma melhora significativa de seus resultados de assinantes de 3G/4G no quarto trimestre de 2017, com adição líquida de 26.800 assinantes de 3G/4G, um aumento de 59.100 com relação ao terceiro trimestre de 2017. Além disso, o churn de 3G/4G para o quarto trimestre foi de 3,47%, uma redução de 57 pontos-base em relação ao terceiro trimestre de 2017.
A migração de assinantes de sua rede iDEN para a rede 3G/4G foi de 23.500, nível trimestral mais alto registrado em 2017. A empresa prevê que as tendências de melhoria das adições líquidas de assinantes e da taxa média mensal de churn para 3G/4G observadas no quarto trimestre se mantenham no primeiro trimestre de 2018.
“A melhoria dos resultados da base de assinantes registrada no quarto trimestre reflete nossos esforços contínuos no sentido de aprimorar a experiência de nossos clientes e, ao mesmo tempo, disponibilizar uma oferta muito competitiva e atraente”, afirmou Roberto Rittes, CEO da Nextel Brasil. “Esperamos uma redução ainda maior no churn de 3G/4G no primeirotrimestre, e estamos confiantes de que poderemos obter um aumento significativo da nossa base de assinantes de 3G/4G em 2018, o que, por sua vez, resultará no crescimento das receitas de 3G/4G. Ao mesmo tempo, continuamos a manter a disciplina em torno de nossas despesas e permanecemos focados na captura de oportunidades de reduções de custos adicionais. Nesse início de 2018, estamos energizados e entusiasmados para executar nosso plano anual”.
As principais métricas financeiras da Nextel Brasil em 2017 foram bastante similares com às de 2016. A receita mensal média por assinante (ARPU) foi de US$ 19, o custo por adição bruta (CPGA) foi de US$ 97 e o custo médio por usuário (CCPU) foi de US$ 18. No quarto trimestre, a Nextel Brasil registrou uma ARPU de US$ 18, um CPGA de US$ 102 e um CCPU de US$ 17.
No final do exercício, as fontes de financiamento da empresa totalizaram US$ 371 milhões, incluindo US$ 211 milhões de caixa livre disponível (caixa não restrito) e investimentos de curto prazo, US$ 110 milhões em espécie garantindo obrigações indenizatórias relacionadas à venda da Nextel México e US$ 50 milhões em espécie comprometidos como caução para garantir determinadas obrigações de desempenho no Brasil. A empresa recuperou substancialmente todo o montante em espécie garantindo essas obrigações de desempenho em janeiro de 2018.