Satélite da SES que ocupará posição orbital brasileira será lançado ainda em janeiro

O SES-14 pretende atender à demanda por capacidade nos mercados de TV paga, bakhaul de telefonia móvel, conectividade marítima e aeronáutica.

SES-14_Airbus_o1

A operadora de satélite SES anunciou que o satélite geoestacionário SES-14 chegou em dezembro a Kourou, na Guiana Francesa, de onde será lançado ainda este mês. O equipamento vai ocupar a posição brasileira 47,5 graus Oeste, atendendo todo o país, além de América Latina, parte da América do Norte e o Atlântico Norte.

O satélite vai usar bandas C, Ku, e Ku HTS (feixes de alta capacidade) com objetivo de atender aos mercados de TV paga, transmissão de dados corporativos, de empresas marítimas e aeronáuticas. A capacidade também será vendida como alternativa para o backhaul de redes de telefonia móvel e para links de dados a postos dos governos.

O SES-14 irá substituir, com folga, os serviços atualmente sendo providos pelo NSS-806, e terá vida útil de ao menos 15 anos. E já tem um grande cliente: a NASA. A Agência Espacial do Estados Unidos vai usar capacidade do satélite para coletar imagens da termosfera-ionosfera terrestres, a fim de estudar o aquecimento global. Construído pela Airbus Defence and Space, será colocado em órbita pela Arianespace. O dia do lançamento será 25 de janeiro. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032