NEC lança IA generativa para uso corporativo

Solução pode ser personalizada para cada empresa; companhia japonesa espera obter vendas de US$ 346 milhões nos próximos três anos com nova tecnologia
NEC apresenta solução de IA generativa para o setor corporativo
NEC apresenta solução de IA generativa para o setor corporativo (crédito: Freepik)

A NEC entrou no mercado de Inteligência Artificial (IA) generativa. A companhia japonesa anunciou que desenvolveu uma solução que pode ser personalizada conforme as necessidades de cada cliente.

O NEC Generative AI Service, como o serviço é chamado, foi disponibilizado, inicialmente, no Japão, neste mês de julho. A expansão para outros mercados deve ocorrer após a conclusão do ano fiscal de 2024.

Na prática, a ferramenta fornece licenças de LLM (Large Language Models, ou grandes modelos de linguagem), hardware dedicado, software e serviços de consultoria.

A empresa também informou que, em colaboração com aproximadamente dez empresas e universidades, lança, ainda neste mês, o Programa Avançado de Clientes de IA Generativa da NEC, por meio do qual planeja trabalhar com parceiros para apoiar a criação de modelos de IA.

Além disso, a companhia instituiu o NEC Generativa AI Hub, unidade especializada na promoção da transformação tecnológica dos clientes. A equipe é composta por pesquisadores, engenheiros, consultores e especialistas em confiança digital.

Em comunicado, a NEC destacou que tem o objetivo de alcançar US$ 346 milhões em vendas nos próximos três anos com os negócios relacionados à IA generativa.

Segurança

A companhia japonesa também ressaltou que, devida à popularidade que as soluções de IA generativa ganharam nos últimos meses, precisou implementar aspectos de segurança relacionados à possibilidade de vazamento de informações e vulnerabilidades.

Nesse sentido, para aprimorar as medidas de proteção, a empresa vem utilizando a ferramenta internamente desde maio. “Um ambiente e um sistema que podem ser usados com segurança pelos funcionários foram construídos em duas semanas. A plataforma também está integrada a sistemas internos, como chat interno e ferramentas de videoconferência, e está sendo utilizada por cerca de 20.000 usuários, ou cerca de 10.000 vezes por dia”, relata a empresa.

A NEC ainda frisou que a sua solução de IA tem o objetivo de “criar valor corporativo” para os clientes.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112