NEC e Vivo concluem teste pré-comercial com clientes de CPE virtualizado

Resultados do teste vão orientar a implantação da tecnologia em toda a rede da operadora no país.

conexao-rede-ponto-luz-936x600A NEC Corporation anunciou hoje, 22, a conclusão da primeira fase de um teste pré-comercial da tecnologia de virtual Customer Premises Equipment (vCPE) voltada a usuários residenciais da rede da Telefônica Vivo. Este é o primeiro teste realizado com clientes residenciais ativos, com tecnologia implantada na rede comercial própria de uma operadora brasileira.

A arquitetura do vCPE transfere funções dos equipamentos na casa do cliente para a rede da operadora. Com isso, os diagnósticos e reparos de problemas podem ser feitos remotamente. O objetivo desse primeiro teste comercial é avaliar a eficiência e a flexibilidade da operação, além de acelerar sua disponibilização no mercado.

Em outubro de 2013, a Telefônica e a NEC foram as primeiras empresas a virtualizar gateways de banda larga de clientes. Esses gateways simplificados proporcionaram melhor conectividade básica, agindo como ponto de acesso, switch e modem. As demais funcionalidades, tais como roteador de IP (IPv4 e IPv6), Dynamic Host Configuration Protocol e Network Address Translation são disponibilizadas remotamente, rodando sobre funções virtualizadas (VNFs) em servidores comerciais off-the-shelf.

A partir da conclusão do teste, e de acordo com a avaliação dos resultados, as duas empresas esperam iniciar a implementação comercial do vCPE no Brasil, com implementações adicionais no Grupo Telefônica. A NEC e a sua subsidiária integral Netcracker também devem futuramente disponibilizar à Telefônica soluções SDN/NFV de ponta a ponta para ajudar a empresa a viabilizar seus projetos de virtualização. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10994