MovilePay tem ambição de ser a maior fintech do país
Focada na oferta de serviços financeiros para o segmento B2B de restaurantes do ecossistema iFood, a MovilePay planeja uma estratégia de diversificação para outros segmentos e não descarta até mesmo o consumidor final. Daniel Bergman, CEO da MovilePay, afirma, porém, que o foco continua sendo o ecossistema da Movile, investidora de longo prazo em empresas de tecnologia na América Latina com um portfólio que inclui Afterverse, iFood, Mensajeros Urbanos, Moova, MovilePay, PlayKids, Sympla e Zoop, além de participação anunciada recentemente na a55.
“Nosso primeiro foco foram os restaurantes MEI e PME; os grandes não estão no nosso radar porque são atendidos pelos bancos tradicionais. Para os próximos anos, temos duas grandes avenidas: uma é diversificação de produtos; numa segunda etapa, vamos expandir para novos segmentos do ecossistema iFood, que tem ampliado a atuação para mercados, farmácias, além do potencial para oferta de serviços para os entregadores e consumidores. Todo dia nasce uma conta digital gratuita e um cartão de crédito, mas vamos procurar oferecer uma proposta de valor conjunta MovilePay/iFood”, sinaliza Bergman.
No segmento mais específico da MovilePay e do iFood, a Zoop também é complementar, atuando em três segmentos: meios de pagamento, “banking as a service” (BaaS) e crédito. A MovilePay iniciou operações em outubro de 2020 para criar serviços financeiros para os parceiros da operação de delivery, criando o banco dos restaurantes sub-bancarizados. Hoje conta com mais de 10 mil pequenos e médios restaurantes na plataforma e contabiliza mais de 200 mil contas abertas e 260 funcionários.
“Sabemos se o restaurante vendeu mais pizza ontem ou não, coisas que o sistema financeiro tradicional não consegue saber. Dentro dessa jornada, conseguimos oferecer serviços financeiros contextualizados. Começamos fortes com dois produtos: conta digital e crédito, com taxas a partir de 0,99% para crédito com garantia e a partir de 1,69% ao mês, sem garantia. Nascemos em plena pandemia e viabilizamos empréstimos para cerca de 20 mil restaurantes”, diz Bergman.
Em 2021, a empresa fechou o ano com R$ 350 milhões em crédito concedido, a maioria para restaurantes que não teriam aprovação em bancos tradicionais. Os recursos foram originados de um FIDC lançado pela empresa em agosto de 2021. A parceira de autorização de empréstimos é a Mova.
A MovilePay caminha para seguir a trajetória de sucesso de empresas como Mercado Pago, que criou uma carteira digital no ecossistema do Mercado Livre; ou da Donus, app de soluções financeiras da Ambev que oferece cashback nos pagamentos Ambev, conta digital, maquininha de cartão, empréstimo simples, cartão de débito.
“Mas não os enxergamos como competidores diretos e queremos ir além. O que temos conquistado de market share é da fatia dos bancos tradicionais. Nada menos do que ser a maior fintech do país é suficiente para a MovilePay”, promete Bergman.
Por Carmen Nery