Monitorar IA generativa se tornou obrigatório, diz Dynatrace

Para a companhia, softwares de observabilidade e de segurança digital são mandatórios na era de modelos generativos; empresa ainda diz que IA ganha quando conta com o auxílio de tecnologias de proteção e predição de ameaças
Dynatrace aposta em soluções de monitoramento de IA generativa
Rick McConnell, CEO da Dynatrace; IA generativa exige análise e monitoramento das empresas (crédito: Divulgação/Dynatrace)

A provedora de software de observabilidade Dynatrace aposta no fornecimento de aplicações de monitoramento e segurança digital para a era da Inteligência Artificial (IA). Segundo o CEO da companhia, Rick McConnell, a nova fase de transformação das empresas, embora possa trazer ganhos significativos de produtividade, acompanha uma “enorme onde de ameaça digital” aos negócios.

Em evento em Las Vegas, na semana passada, o executivo classificou a IA generativa como uma “megatendência” e uma “evolução incrível” para a transformação do setor produtivo. Ainda ressaltou que, enquanto 2023 foi um período de experimentos, 2024 será o ano para usar a tecnologia como forma de acelerar as cargas de trabalho.

Isto é, assim como outros especialistas do mercado de tecnologia, McConnell acredita que chegou a hora de a IA generativa contribuir, de fato, para o aperfeiçoamento das operações.

“2023 foi o ano de testar, mas 2024 vai ser o ano de viabilizar projetos. É sobre ganhar produtividade, ao mesmo tempo em que temos que pensar mais em como nos proteger das ameaças e aplicar medidas de proteção”, afirmou. “Acreditamos que, em um conjunto automatizado, a observabilidade e a aplicação de segurança se tornaram mandatórias”, complementou.

Em TI, observabilidade é um processo no qual o desempenho de um software é monitorado efetivamente, com a finalidade de identificar eventuais falhas ou mudanças de comportamento. Para a Dynatrace, o procedimento ganha importância em tempos de IA generativa.

De acordo com uma pesquisa da companhia, 95% dos líderes de tecnologia dizem que modelos generativos podem ser aperfeiçoados com o apoio de outros tipos de IA, inclusive de proteção e predição de ameaças. Nesse sentido, McConnel afirmou que a “IA está se tornando mais crucial para trazer a proteção tecnológica necessária” aos negócios.

Anúncios

Na esteira da avaliação do CEO, a Dynatrace anunciou o lançamento de novas soluções de observabilidade com foco em IA e análise de dados. As ferramentas visam a elevar a confiança e a segurança quando da adoção da tecnologia, no sentido de aumentar a eficiência dos negócios.

A solução Dynatrace AI Observability, por exemplo, foi projetada para prover monitoramento e proteção a grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) e aplicações baseadas em IA generativa. Além disso, a empresa disponibiliza no mercado a ferramenta Dynatrace Data Observability, com foco na observabilidade de dados usados em sistemas de IA.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1136