Miriam Aquino: setor de telecom lamenta morte de jornalista
Operadoras, reguladores, associações e executivos usaram as redes sociais e páginas na internet para prestar homenagens à jornalista Miriam Aquino. A fundadora e presidente do Tele.Síntese morreu nesta terça-feira, 7, em Brasília.
A seguir, as mensagens de condolências emitidas pelo falecimento de Miriam Aquino. O Tele.Síntese agradece o carinho e mensagens de apoio recebidas.
Anatel
“A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) manifesta seu pesar pelo falecimento da jornalista Miriam Aquino, presidente e fundadora do portal Tele.Síntese. Sua trajetória profissional sempre esteve conectada à história do setor de telecomunicações do Brasil, a qual dedicou-se com empenho, isenção e paixão. Prestamos condolências a seus familiares e amigos neste momento difícil”.
O Conselho Consultivo da Anatel, que reúne diversas associações, também se manifestou em comunicado individual:
“A jornalista contribuiu significativamente para a disseminação de notícias e informações pautadas pelo conhecimento técnico sobre telecomunicações, o acompanhamento crítico das inovações tecnológicas e suas implicações, bem como para a formação de uma opinião pública mais informada sobre questões regulatórias e de infraestrutura do setor. Seu trabalho foi essencial para o esclarecimento da sociedade sobre temas como a implementação de novas tecnologias, políticas públicas de telecomunicações e o impacto das decisões regulatórias no cotidiano dos cidadãos.”
Telebras
É com profundo pesar que lamentamos o falecimento da jornalista Miriam Aquino, do portal Tele.Síntese. Neste momento de profunda dor, a Telebras e seus colaboradores manifestam aos familiares e amigos as mais sinceras condolências por esta inestimável perda.
Miriam, Diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília, atuou na cobertura jornalística especializada nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação contribuindo substancialmente para o desenvolvimento do setor no país”.
CGI.br e NIC.br
“CGI.br e NIC.br expressam suas condolências pelo falecimento da jornalista Miriam Aquino, nesta terça-feira (7), em Brasília. Miriam era diretora executiva e uma das fundadoras da Momento Editorial, iniciativa criada em 2005 para produzir e disseminar notícias sobre o papel das tecnologias da informação e comunicação na sociedade. Ao longo de mais de 30 anos de carreira, passou por veículos, como O Globo, Correio Braziliense e Gazeta Mercantil.
A jornalista, referência na cobertura especializada em tecnologia e telecomunicações, tinha 64 anos e deixou dois filhos.
À família e aos amigos, nossos sinceros sentimentos”.
Juscelino Filho, ministro das Comunicações
“Lamento o falecimento de Miriam Aquino, fundadora e presidente do Tele.Síntese. Jornalista com mais de 30 anos de experiência, especializada em Telecomunicações e Tecnologia da Informação, deixa um grande legado. Meus sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor”.
José Felix, presidente da Claro Brasil
“Em nome da Claro, lamento profundamente o falecimento da jornalista e parceira Miriam Aquino. Presença feminina à frente do seu tempo, em sua trajetória fundou e comandou um dos principais portais de telecomunicações do Brasil, o Tele.Síntese, e fomentou, sempre com entusiasmo e dedicação, as discussões e evoluções deste mercado. Transmitimos nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e a todos do time Tele.Síntese e nos juntamos a eles nesse momento de dor”.
Eduardo Navarro de Carvalho, presidente do Conselho de Administração da Vivo
“E difícil assimilar a partida de alguém como a Miriam Aquino. Eu a conheci nada mais do que na minha entrada no setor, em 1999, e, desde então, sua figura esteve sempre presente nos principais temas e debates. Figura alegre, extrovertida, divertida, guerreira, estará sempre presente nas nossas lembranças. Sentiremos muito sua falta.”
Alexandre Freire, conselheiro da Anatel
“Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento da jornalista Miriam Aquino, uma das mais respeitadas vozes do jornalismo especializado em telecomunicações no Brasil. Miriam foi uma profissional séria, ética e comprometida com a verdade. Tive o privilégio de conhecê-la no início da minha trajetória na ANATEL, sendo ela a primeira jornalista especializada em telecomunicações a quem concedi uma entrevista. Fiquei impressionado com sua precisão ao relatar exatamente o que eu havia dito — nem mais, nem menos. Esse compromisso com a fidelidade das informações sempre marcou sua atuação.
(…) Seu trabalho aproximou questões complexas do público, fomentando o diálogo entre reguladores, governo, empresas e a sociedade. Seu legado seguirá inspirando jornalistas e profissionais do setor, sendo uma referência de integridade e excelência. Minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas nesse momento difícil. Miriam fará muita falta, mas sua contribuição permanecerá viva na memória de todos nós”.
Artur Coimbra, procurador federal
“Hoje nos despedimos, pesarosos, de Miriam Aquino. Miriam cobriu o setor de telecomunicações por décadas com acuidade, tenacidade e garra. São incontáveis os seus contributos e certamente serão mencionados por muitas pessoas. Destacarei apenas um, que, para mim, teve um grande significado da sua capacidade de realização e da sua determinação.
Quando a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações esteve na presidência da ARCTEL – CPLP, Miriam organizou o seminário Conexão Brasil África, um empreendimento concebido inteiramente por ela, posto nos trilhos com sua irrefreável obstinação. O seminário foi um sucesso e aproximou, política e economicamente, o Brasil dos países lusófonos africanos na seara das telecomunicações, nomeadamente Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Sofrem os familiares, os amigos e todos que a conheciam, mas é feliz reconhecer o bravo e rico legado que deixou”.
Luiz Perrone, ex-conselheiro da Anatel
“Não poderia deixar de externar meus mais profundos sentimentos pela morte da Miriam. Foi uma parceira inestimável na divulgação das profundas mudanças das telecomunicações no Brasil no passado recente e agora no mais presente.
Sempre trocamos opiniões sobre o futuro e ela, com sua mente brilhante, tinha as perguntas corretas e instigantes sobre o tema. A perda foi profunda, mas a memória sempre ficará”.
André Figueiredo, deputado federal
“Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento da amiga Miriam Aquino, uma brilhante jornalista que deu vida ao Tele.Síntese, responsável por acompanhar e informar com excelência sobre o setor de telecomunicações no Brasil”.
Huawei
“Recebemos com tristeza a notícia do falecimento da jornalista Miriam Aquino, presidente e fundadora do portal Tele.Síntese. Uma profissional brilhante que contribuiu significativamente para o setor de telecomunicações e acompanhou de perto a evolução de empresas como a Huawei.
Miriam esteve presente em importantes momentos da nossa história, sempre muito interessada e aplicada em disseminar informações e atualizações do mundo da tecnologia. Recentemente, estivemos juntos no evento de lançamento do programa 5000 Mulheres para a Tecnologia Brasileira, no qual ela foi homenageada por sua dedicação e ações para a promoção da igualdade de gênero no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação”.
Furukawa
“É com grande tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento da jornalista Miriam Aquino, diretora-executiva do portal Tele.Síntese e uma das principais jornalistas especializadas em telecomunicações do Brasil, ocorrido em 7 de janeiro de 2025.
Pioneira no jornalismo de telecom brasileiro, acompanhou de perto a evolução do setor, sempre próxima a atuação da Furukawa Electric LatAm, participando de eventos, fazendo reportagens e contribuindo de forma significativa para o esclarecimento da sociedade sobre temas relacionados ao segmento.
Uma referência, com profissionalismo ímpar.
Neste momento de despedida, expressamos nossas condolências à família e aos amigos.
Obrigado, Miriam”.
Connectoway
“A Connectoway lamenta profundamente o falecimento de Miriam Aquino, uma figura icônica no jornalismo de telecomunicações. Sua partida deixa um vazio imensurável não apenas em nossa comunidade, mas também nas vidas de todos que tiveram a honra de conhecê-la.
[…] O legado que ela deixa é imenso, e seu impacto será sentido por muito tempo, refletindo seu compromisso inabalável com a verdade e a justiça na comunicação.
Que a memória de Miriam nos tragam conforto, pois ela será sempre lembrada como uma verdadeira líder e visionária. Neste momento de dor, nossas condolências à família e amigos.
Oi
“A Oi manifesta profundo pesar pelo falecimento da jornalista Miriam Aquino. Sua grande dedicação ao setor de telecomunicações e incansável busca por informação nos marcaram profundamente. Deixamos nossas sinceras condolências à família, amigos e colegas neste momento. Miriam será sempre lembrada por sua energia, devoção ao jornalismo e contribuição para o setor. Que sua memória permaneça viva entre todos que tiveram o privilégio de conhecê-la”.
Vitor Menezes, diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios da Ligga
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento de Miriam Aquino, uma jornalista brilhante e pioneira no jornalismo especializado em telecomunicações. Miriam sempre impressionou pela ética, seriedade e pela habilidade de traduzir temas técnicos com clareza e precisão. Sua dedicação e paixão pelo trabalho inspiraram a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
Deixo aqui minhas condolências à sua família, amigos e colegas. Seu legado no jornalismo seguirá vivo, assim como a admiração que conquistou ao longo de sua trajetória”.
Alloha Fibra
“É com grande pesar e tristeza que a Alloha Fibra envia suas sinceras condolências ao grupo Tele.Síntese, aos familiares e amigos pelo falecimento da jornalista Miriam Aquino. Seu legado inspirador será eterno e continuará perdurando para todos aqueles que possuem a comunicação em suas vidas e o setor de telecomunicações em seu dia a dia”.
Highline
“A jornalista, presidente e fundadora do portal Tele.Síntese, com seus mais de 30 anos de experiência, contribuiu para o estabelecimento do jornalismo especializado do setor no país com sua habilidade singular de tornar acessíveis mesmo os assuntos mais complexos da área.
A Highline agradece por todo o legado e contribuições feitas pela Miriam para o setor e presta condolências aos seus familiares e amigos neste momento”.
Grupo Datora
“O Grupo Datora manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da jornalista Miriam Aquino. Lamentamos a perda inestimável de uma das principais profissionais do setor de Telecomunicações, que deixa um importante legado para o desenvolvimento deste segmento em nosso país. Aos familiares, amigos e colaboradores do Tele.Síntese as nossas sinceras condolências.”
Conexis
“O jornalismo brasileiro perdeu hoje uma das principais profissionais e especialistas no setor de telecomunicações. Miriam Aquino sempre foi referência para quem acompanha as notícias do setor. (…) Jornalista competente e perspicaz, Miriam deixará saudades e um grande legado como pessoa e profissional. A Conexis Brasil Digital e a Telebrasil lamentam profundamente e prestam toda a sua solidariedade à família e amigos. Além de parceira no cotidiano de cobertura e nos eventos do setor, Miriam sempre foi uma grande amiga para todos da Conexis Brasil Digital e da Telebrasil”.
Abrint
“É com grande tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento da jornalista Miriam Aquino, ocorrido nesta terça-feira (07/01), em Brasília (DF). Miriam foi uma pioneira do jornalismo especializado em telecomunicações e tecnologia no Brasil, com mais de três décadas de trabalho. Fundadora do portal Tele.Síntese, Miriam era uma voz íntegra e ativa dentro de nosso setor, traduzindo temas complexos em notícias claras e informativas.
Jornalista dedicada, sempre deu atenção e respeito aos provedores regionais, acompanhando a história da Abrint desde sua criação. Miriam deixa um legado de grande relevância para o setor. A Abrint e todos os provedores regionais prestam suas profundas condolências à família, amigos e colegas jornalistas. Neste momento de despedida, prestamos esta singela homenagem à pessoa alegre e dedicada com quem tivemos a felicidade de conviver”.
Abrasat/Sindisat
“A Abrasat e o Sindisat manifestam profundo pesar pela perda de Miriam Aquino, uma das mais importantes jornalistas especializadas em telecomunicações no Brasil. Sua grande contribuição para o jornalismo e para o setor de telecomunicações – que inclui o segmento de satélites de comunicação – certamente permanecerá por meio dos veículos de mídia que fundou e liderava. Nossos sentimentos à família e amigos”.
Associação NEO
“Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento da jornalista Miriam Aquino. Em nome da Associação NEO, expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos e colegas de profissão. Com mais de 30 anos de carreira, Miriam foi uma referência no setor de telecomunicações e tecnologia da informação, sendo reconhecida por sua ética, compromisso com a verdade e contribuição inestimável ao jornalismo. Sua atuação como mediadora em nosso evento de 25 anos é uma memória que guardaremos com carinho e gratidão.
[…] Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado de dedicação e profissionalismo continuará a nos guiar. Prestamos nossa solidariedade a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la e trabalhar ao seu lado”.
Telcomp
“A TelComp lamenta profundamente o falecimento da jornalista Miriam Aquino, que tão profissionalmente retratava os bastidores das telecomunicações deste país, sempre trabalhando com empenho, clareza e paixão. Hoje, o setor perde uma grande referência na cobertura das comunicações e tecnologia. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e parceiros do Tele.Síntese”.
Abratel
“É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) recebe a notícia do falecimento da jornalista Miriam Aquino, fundadora e editora do portal Tele.Síntese. Com mais de 30 anos de trajetória, Miriam foi uma referência nacional no jornalismo especializado em telecomunicações e tecnologia. Sua contribuição para a Comunicação brasileira deixa um legado de ética, excelência e conhecimento.
Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecer Miriam Aquino e acompanhar seu trabalho exemplar”.
5G Americas
“Com grande pesar, lamentamos profundamente o falecimento de Miriam Aquino. Por meio desta carta, expressamos nossa solidariedade aos colegas de trabalho, familiares e amigos. A 5G Americas reconhece e valoriza a vasta contribuição de Miriam para o mercado de TIC no Brasil. Entendemos que sua trajetória e influência são parte integral da história das telecomunicações do país”.
Abert
“A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta, com profundo pesar, a morte da jornalista Miriam Aquino, ocorrida nesta terça-feira (7), em Brasília. Com uma carreira de mais de 30 anos marcada pelo profissionalismo e amplo conhecimento, Miriam foi uma referência nas áreas de radiodifusão, telecomunicações e tecnologia da informação. Como diretora do Momento Editorial, responsável pelo portal Telesíntese, em Brasília, teve destacada atuação no acompanhamento criterioso de políticas públicas e questões regulatórias, contribuindo significativamente para o setor.
Neste momento de luto, a ABERT se solidariza com os familiares, amigos e colegas de trabalho de Miriam Aquino, expressando sinceros votos de conforto e força”.
Abranet
“Com imenso pesar, a Abranet lamenta o falecimento de Miriam Aquino, fundadora e presidente do Tele.Síntese. Miriam foi uma referência no jornalismo especializado em tecnologia e telecomunicações, deixando um legado inestimável para o setor e para todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. Sua competência, ética e dedicação inspiraram gerações, e sua ausência será profundamente sentida. Expressamos nossas condolências e solidariedade à família, amigos e colegas de Miriam neste momento de dor”.
ABTA
“Foi com profundo pesar que a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) recebeu a notícia do falecimento da jornalista Miriam Aquino, fundadora e diretora da Momento Editorial. Miriam desempenhou um papel fundamental na cobertura e análise do setor de telecomunicações no Brasil. Seu trabalho à frente do portal Tele.Síntese, leitura obrigatória aos profissionais do setor, foi marcado pelo profundo conhecimento desta indústria e pela incessante busca por desvendar os fatos e antecipar tendências. Aliada à competência jornalística, sua visão empreendedora a levou à produção de eventos fundamentais para discutir os rumos e o papel das TICs e das telecomunicações na sociedade.
A ABTA reconhece e homenageia a inestimável contribuição de Miriam Aquino para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de telecomunicações brasileiro. Sua dedicação, ética e paixão pelo jornalismo serão sempre lembradas como exemplo e permanecem como legado”.
Abes
“Foi com profunda tristeza que a ABES recebeu a notícia do falecimento, nesta terça-feira, 07 de janeiro, da jornalista Miriam Aquino, fundadora e Diretora do Tele.Síntese.
Apaixonada pelo jornalismo, Miriam acumulava mais de 30 anos na profissão. […]
Em nome de todos os associados da ABES, expressamos as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de trabalho que conviveram com Miriam ao longo de sua vida”.
Feninfra
“A Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da jornalista Miriam Aquino, ocorrido nesta terça-feira, 7 de janeiro de 2025.
[…] Miriam foi um exemplo de profissionalismo e dedicação. À frente da Momento Editorial e como responsável pela sucursal do Portal Tele.Síntese em Brasília, destacou-se pela excelência de sua cobertura nas áreas de telecomunicações e tecnologia da informação. Sua ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e assuntos regulatórios foi um grande diferencial, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor.
Sua partida deixa uma lacuna imensa na imprensa especializada e no mercado de telecomunicações e TI. À família, amigos e colegas de profissão, expressamos nossas mais sinceras condolências. Que sua memória e seu legado continuem a inspirar as futuras gerações de jornalistas”.
Abinee
“Com imenso pesar, a Abinee, representando suas associadas, lamenta o falecimento da jornalista Miriam Aquino, fundadora do Tele.Síntese.
À frente do portal, e das empresas DMI, PontoISP, Momento Editorial e Bit Social, Miriam dedicou-se com afinco ao jornalismo voltado ao setor de telecomunicações, sendo uma das principais referências entre os veículos especializados do país.
Sob sua condução, o Tele.Síntese sempre realizou uma cobertura profissional e de qualidade dos temas do setor e da atuação da Abinee”.
CPQD
“É com pesar que o CPQD lamenta a perda da jornalista Miriam Aquino, fundadora e presidente do portal especializado Tele.Síntese, que faleceu nesta terça-feira, 7/01, em Brasília, onde morava. Era uma profissional com mais de 30 anos de experiência, competente, dedicada e entusiasmada com o jornalismo especializado em tecnologia e telecomunicações, que ela ajudou a se firmar no Brasil.
Miriam foi uma referência em nosso setor e sempre marcou presença em eventos relevantes na área de TICs – muitos dos quais promovidos pela Momento Editorial, a empresa que ela comandava. Em diversos momentos, também esteve presente na história do CPQD, sempre com a atenção voltada às nossas iniciativas de inovação e de contribuição para o desenvolvimento de novas tecnologias no país.
O CPQD se solidariza com os familiares e amigos de Miriam Aquino e lamenta essa grande perda para o jornalismo especializado do nosso setor”.
ABTELECOM
“É com profunda tristeza que a ABTELECOM (Associação Brasileira de Telecomunicações) recebe a notícia do falecimento de Miriam Aquino, fundadora do Tele.Síntese e uma das grandes pioneiras na cobertura do setor de telecomunicações no Brasil. Miriam não foi apenas uma jornalista; ela foi uma voz indispensável para o setor, capaz de traduzir desafios complexos em narrativas acessíveis e impactantes, sempre com um olhar apurado e comprometido com a verdade.
[…] Sempre generosa em abrir espaço para diferentes perspectivas, ela destacou o papel essencial dos engenheiros no desenvolvimento do país, conectando suas contribuições às grandes discussões do setor. […] Para aqueles que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar com Miriam, sua partida deixa um vazio imenso, mas também uma responsabilidade: honrar sua memória dando continuidade ao trabalho que ela começou. Seu olhar perspicaz, sua coragem em abordar temas delicados e seu respeito pela informação técnica e imparcial são legados que nos inspiram a buscar excelência em nossas ações”
[…] Miriam transformou vidas com seu trabalho. Que sua dedicação, visão e coragem permaneçam como exemplo e inspiração para as futuras gerações”.
ConectarAGRO
“É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento da jornalista Miriam Aquino, presidente e fundadora do Tele.Síntese. Em nome da ConectarAGRO, expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos e colegas de profissão.
Com uma carreira marcada pelo pioneirismo no setor de telecomunicações e tecnologia da informação e mais de 30 anos de atuação, Miriam foi fundamental para a história da ConectarAGRO, contribuindo para a construção do nosso propósito de conscientizar a sociedade sobre a importância da conectividade no campo.
Sua falta será sentida, mas seu legado seguirá nos inspirando. Manifestamos nossa solidariedade a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la”.
Ivan Ianelli, presidente da Abeprest
“Em nome da diretoria da ABEPREST, neste momento de dor, externamos nossa solidariedade aos familiares e amigos que tiveram a honra e o privilégio de conviver com Miriam Aquino.
Que Deus a tenha!”.
Hermano do Amaral Pinto Jr, diretor da Abeprest
“Foi com pesar e surpresa que soube da passagem da grande jornalista Miriam Aquino, que através da Tele.Síntese cobriu com profundidade o setor de telecomunicações por décadas, com a perspicácia sobre as tendências de um mercado em constante transformação, como quando da criação do “pontoISP”.
No Futurecom 2023, fomos agraciados pela Adinatel do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel com uma placa de reconhecimento e neste ano, no excelente Brasil-Africa, por ela criado, começamos a entabular algumas ideias de cooperação envolvendo os dois continentes”.
Futurecom
“Estamos em luto pelo falecimento de Miriam Aquino, fundadora e presidente do Tele.Síntese, ocorrido nesta terça-feira, 7 de janeiro, em Brasília. Miriam foi nossa grande parceira no Futurecom, sempre presente em nossos eventos, contribuindo com sua expertise e visão única.
Seu legado no jornalismo e no setor de telecomunicações é imensurável. Com ética, dedicação e liderança, ela marcou a trajetória do Tele.Síntese, DMI, PontoISP, Momento Editorial e Bit Social, deixando uma marca significativa em todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado”.
Inatel
“O Inatel lamenta profundamente o falecimento da jornalista Miriam Aquino, fundadora do portal Tele.Síntese e diretora-executiva da Momento Editorial, ocorrido nesta terça-feira, em Brasília. Reconhecida por sua trajetória profissional e pelo compromisso com o setor de tecnologia e telecomunicações, Miriam sempre acompanhou e noticiou os avanços tecnológicos do Brasil.
Em 2023, Miriam recebeu a Comenda AdInatel na categoria jornalismo, uma homenagem da Associação dos Diplomados do Inatel, realizada durante o Futurecom. O Instituto se solidariza com familiares e colegas neste momento de dor”.
Open Labs SA
“A Open Labs compartilha profunda tristeza pela morte de Miriam Aquino, um dos pontos de referência mais importantes do jornalismo brasileiro. Miriam, que trabalhou por décadas para fortalecer e aumentar o mercado de telecomunicações, exerceu uma análise rigorosa, ética e atenta ao setor.
Seu trabalho à frente do portal de notícias Tele.Síntese foi essencial para informar, conectar e inspirar profissionais e empresas, deixando um legado que permanecerá vivo”.
OpenGlobe
“É com profundo pesar que a OpenGlobe recebe a notícia do falecimento de Miriam Aquino, fundadora e presidente do Tele.Síntese, ocorrido na manhã desta terça-feira, 7 de janeiro de 2025, em Brasília.
Miriam foi uma jornalista exemplar, com mais de 30 anos de experiência, e sua visão e liderança foram fundamentais para o jornalismo especializado em tecnologia e telecomunicações no Brasil. Sua partida representa uma perda inestimável para o nosso setor. Neste momento de luto, a OpenGlobe expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de Miriam Aquino. Que suas contribuições e legado continuem a inspirar futuras gerações”.
Cirion
“É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Miriam Aquino, fundadora e diretora do Tele.Síntese, uma profissional excepcional e uma pessoa admirada por todos. Sua competência, dedicação e amor ao jornalismo e ao setor de Telecomunicações se tornou referência em nossa área, inspirando colegas. Além de jornalista brilhante, Miriam foi uma profissional sempre aberta ao relacionamento com os diferentes stakeholders, incluindo a Cirion, e profunda conhecedora dos temas em que atuou. Sua empatia e competência deixaram uma marca indelével em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Nossos sentimentos à família, amigos e colegas de redação, com votos de conforto e paz a todos”.
Juarez Quadros, ex-ministro das Comunicações e ex-presidente da Anatel
“É com pesar que me manifesto sobre o falecimento da jornalista Miriam Aquino. Na minha vivência de engenheiro, gerente e dirigente de empresas do Sistema Telebras, assim como servidor público no Ministério das Comunicações e na Anatel tive o privilégio de conviver com a Miriam por três décadas.
Como foi destacado no Tele.Síntese, Miriam não era apenas uma jornalista. Era uma mentora e uma profissional incansável. Sua ética, competência e compromisso com a verdade a acompanharam ao longo de sua carreira.
Com extrema habilidade para tornar temas complexos em artigos, análises e entrevistas compreensivas e simplificadas, conquistou o respeito de autoridades, empresários, colegas e leitores. Sua dedicação às telecomunicações e incansável busca pela informação marcaram os grandes momentos do setor no Brasil.
Por fim, com tristeza, dirijo condolências aos seus filhos Diego e Danilo, demais famíliares, amigos e colegas. Que sua memória seja mantida iluminada entre todos nós.”
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal – SJPDF
“O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal lamenta profundamente o falecimento da jornalista Miriam Aquino nesta terça-feira, 7 de janeiro. Miriam Aquino era diretora-executiva do portal Tele.Síntese e uma das principais jornalistas especializadas em telecomunicações do Brasil.
Miriam figura entre as pioneiras no jornalismo de telecom brasileiro, atuando no setor há mais de 30 anos. Começou sua atuação pela Dados e Ideias, passando depois pela Plano Editorial (Informática Hoje e Jornal Telecom). Teve passagem ainda nas áreas de economia e política em publicações como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Gazeta Mercantil. Junto com Lia Ribeiro, em 2005, fundou Momento Editorial, sob a qual operavam os portais Tele.Síntese e PontoISP.”