Ministro das Comunicações reitera cronograma de lançamento de satélite brasileiro
O Ministro das Comunicações, André Figueiredo, afirmou hoje, 07, que o cronograma para lançamento do satélite geoestacionário de defesa e comunicações estratégicas (SGDC) será seguido. “Vamos seguir os cronogramas de instalação e investimentos para lançar, até 2017, esse equipamento”, disse, durante visita ao 6º Comando Aéreo Regional (COMAR), em Brasília (DF). Ali ficarão o campo de antenas e a estrutura provisória do centro de comando e controle do satélite.
Construído pela Thales Alenia Space (TAS), empresa franco-italiana, e supervisionado pela Visiona, parceria entre a Embraer e Telebras, o equipamento, orçado em R$ 1,7 bilhão e previsto para ser lançado entre setembro de 2016 e fevereiro de 2017, atenderá as demandas do Plano Nacional de Banda Larga e de comunicação do Ministério da Defesa.
O SGDC terá capacidade de transmitir 54 gigabits por segundo. Além de servir como canal para as comunicações sensíveis do governo, a banda Ka do satélite – que corresponde a 75% da sua capacidade – será usada também para ampliar a oferta de internet. Todo o território brasileiro estará coberto pelo sinal do equipamento. Segundo a Telebras, será possível levar internet de alta performance a municípios brasileiros onde existe limitação física de acesso, incluindo a região da Amazônia Legal e o arquipélago de Fernando de Noronha. O satélite permitirá ainda a extensão da oferta de internet a mais de mil cidades onde a rede terrestre da estatal – rádio e fibra óptica – não é suficiente para atender toda a população.