MiniCom inicia transição da TV digital com desligamento de três emissoras em Rio Verde
O Ministro das Comunicações, Andre Figueiredo, reuniu-se hoje, 15, com o presidente da Abert (associação das emissoras de radiodifusão comerciais), Daniel Slavieiro, e decidiu-se que não seria mais adiado o processo de transição da digitalização dos sinais de TV na primeira cidade piloto de Rio Verde, em Goiás, apesar de ainda não ter sido atendida toda a população-alvo que receberia os conversores digitais gratuitamente.
Ficou decidido, com o apoio dos radiodifusores, que hoje se daria o início ao desligamento das emissoras, com o switch off de três emissoras de maior facilidade técnica. As demais emissoras – inclusive a única geradora da cidade, que emite os sinais da TV Globo – serão desligadas até o dia 29 de fevereiro.
Teve que ser fixada nova data para o desligamento porque houve problemas com a distribuição dos conversores digitais às famílias de baixa renda do Bolsa Família. Na verdade, as empresas celulares que pertencem à EAD responsáveis pela distribuição das caixinhas só tiveram acesso ao cadastro dos possíveis beneficiados depois do dia 15 de janeiro, o que retardou o trabalho de entrega dos aparelhos. Hoje, o percentual de famílias que recebem os sinais digitais na cidade deve chegar a 87%, ainda abaixo dos 90% estipulados pelo governo como meta. Mas como o percentual deixou de ser um tabu para ser uma meta desejável, o desligamento poderá ser feito com índice inferior, se a decisão for aprovada por unanimidade pelo Gired (Grupo que conduz a transição da TV digital).
Gired
Conforme o conselheiro Rodrigo Zerbone, presidente do Gired, o desligamento de três emissoras, mesmo com o atingimento de 87% das casas com o sinal de TV digital se fez necessário para garantir a credibilidade do processo e dar a segurança de que, no dia 29, não haverá mais adiamento. Até a semana passada o índice de casas aptas a receberem o sinal de TV digital estava em 82%
A próxima reunião do Gired está marcada para o próximo dia 29 de fevereiro. A princípio, a pauta da reunião não prevê a discussão sobre a tecnologia nacional dos conversores, mas poderá ser incluída ser ficar aprovada na reunião técnica do dia 17, informou o conselheiro.