México anuncia licitação de blocos de espectro 4G

Os vencedores do leilão terão de arcar com compromissos de expansão de conectividade pelo país, em especial na região Sudeste. As apresentações das ofertas começarão em 27 de setembro

 

Há 10 anos, o México perdeu sua indústria de TI, pela liberalização do II

O Instituto Federal de Telecomunicaciones (IFT) do México anunciou nesta semana que irá licitar 41 blocos de espectro de radiofrequência este ano, destinados, principalmente, a aplicação da rede 4G. O objetivo é levar conectividade para diferentes partes do país, em especial, o Sudeste.

Serão leiloadas frequências nas bandas de 800 MHz, PCS (1,9 GHz), 2,5 GHz e AWS-3. Desses, 39 blocos serão destinados a cobertura municipal nos espectros 800 MHz e 2,5 GHz. Os outros dois blocos servirão para cobertura nacional nas bandas AWS e PCS.

Aqueles que arrematarem os os blocos de 2,5 GHz, PCS, AWS e a maioria dos 800 MHz se comprometerão com a expansão da conectividade em locais que ainda não possuem acesso a serviços de telefonia e internet móvel. O prazo para o cumprimento das obrigações é de dois anos.

Essas obrigações foram estabelecidas conforme as características técnicas e econômicas de cada bloco. No caso da conectividade AWS e PCS, por exemplo, haverá obrigações específicas para os estados de Chiapas, Guerrero, Oaxaca e Veracruz. Isso devido a suas maiores necessidades de cobertura e condições socioeconômicas que levam os estados a se tornarem prioridade. No México, a penetração dos serviços móveis é de 70%, conforme estudo GSMA.

“Levar conectividade a novas localidade e equipar com recursos espectrais adicionais os atuais provedores de serviços é indispensável para que cresçam ainda mais a quantidade de habitantes com acesso aos benefícios que oferecem essas tecnologias”, afirma a nota.

Os interessados em participar do leilão terão de 15 de fevereiro a 20 de junho para se inscrever. A apresentação formal das propostas terá início no dia 27 de setembro e terminará no dia útil seguinte após a conclusão das apresentações das ofertas.

Haverá duas fases para a licitação dos blocos. Na primeira, todos os 41 blocos estarão disponíveis e os licitantes poderão acumular até 26.5% deles. Caso reste algum bloco, haverá um segundo leilão com um limite de acumulo de 30% dos blocos.

 

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11019