Meta se junta a iniciativa pela digitalização de emissoras de TV

A Meta é dona de Facebook, Instagram e WhatsApp e aderiu a programa de treinamento promovido pelo Centro Internacional para Jornalistas e pela Abert. Inscrições vão até 27 de janeiro.
Abert e Meta desenvolvem programa para rádio e TV
Crédito: Freepick

A Meta, empresa que reúne Facebook, Instagram e Whatsapp, juntou-se a iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e pela International Center for Journalists (ICFJ) para promover a transformação digital das emissoras de TV brasileiras.

O programa foi batizado de “Acelerando a Transformação Digital”, vai capacitar profissionais do setor. Será realizado em duas etapas. A primeira tem início em 10 de fevereiro. Terá treinamentos virtuais com especialistas internacionais em mídia. Eles abordarão temas como monetização, melhores práticas para distribuição de conteúdo, audiência, cultura de dados e novos formatos de produção.

A segunda etapa será exclusiva para os participantes que compareceram a pelo menos 75% das sessões. Estes deverão apresentar projetos de digitalização. Meta e Abert farão sessões de mentoria e a podem aportar até US$15 mil para apoio de propostas apresentadas.

O programa prevê seis encontros online, uma vez por semana. Os temas são relacionados ao desafios e oportunidades do setor de rádio e televisão no processo de transformação digital: A disputa por atenção na era dos vídeos curtos; Monetização: como buscar novas fontes e aumentar a receita; Estratégias de cultura orientada por dados; Conteúdo digital: novas formas e formatos para produção e distribuição; Como usar a tecnologia como uma fortaleza; e Audiência: como gerar, desenvolver e ter os indicadores de desempenho corretos.

Tendências digitais

A estreia do programa conta com a participação do jornalista e supervisor de Produção Executiva para a AJ+, Jon Laurence, especialista em conteúdo digital e redes sociais e responsável por liderar a redação da plataforma digital da AL Jazeera, voltada para millennials.

No painel “A disputa por atenção na era dos vídeos curtos”, Laurence abordará as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e reter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje. Ao final do encontro, os participantes poderão encaminhar perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

As inscrições gratuitas ficam abertas até 27 de janeiro e podem ser feitas aqui.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11017