Mercado de PCs mantém crescimento em 2018, segundo a IDC Brasil

Foram vendidos 5,57 milhões de computadores, 7,5% a mais do que em 2017
Business vector created by Timmdesign - Freepik.com
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No último trimestre de 2018, foram vendidos 1,445 milhão de computadores. Somados aos volumes dos trimestres anteriores, o ano fechou com vendas de 5,575 milhões de computadores. Os dados foram levantados pela consultoria IDC Brazil e mostram recuperação do segmento. Em 2017 as vendas cresceram 15% e, em 2018, teve um aumento de 7,5%.

A receita também cresceu 17%, com R$ 10,330 bilhões referentes às vendas de notebooks e R$ 3,665 bilhões de desktops. Dos 5,57 milhões de computadores vendidos em 2018, 3,92 milhões foram notebooks e, desses, 903 mil foram para o mercado corporativo, aumento de 38%. Em termos de preço, em 2018, os notebooks ficaram 10% mais caros, custando, em média R$ 2.665, e os desktops aumentaram 8%, custando R$ 2.212.

“A oscilação do dólar continuou impactando no preço, mas o mercado conseguiu crescer com a ajuda do setor corporativo, que investiu bastante em notebooks para oferecer mais mobilidade ao colaborador, especialmente em modelos com melhor performance”, explica Wellington La Falce, analista da IDC Brasil. Segundo ele, as fabricantes conseguiram trabalhar melhor os preços desses modelos, que aumentaram em 10% o volume comparado com 2017.

Último trimestre de 2018

Dos 1,445 milhão de computadores vendidos no último trimestre de 2018, 1,22 milhão foram de notebooks, 5,5% a mais do que no mesmo período de 2017, e 424 mil desktops, uma retração de 17%. “A queda foi puxada pela performance baixa do varejo. A Black Friday não foi tão forte quanto deveria e o consumidor também já tinha feito compras no ano anterior, ou seja, não teve tanta urgência na troca”, comenta La Falce. No varejo, foram vendidos 902.532 equipamentos, 2,3% a menos do que de outubro a dezembro de 2017.

A retração também foi vista no mercado corporativo. Foram 543 mil unidades vendidas, 2% a menos do que o último trimestre de 2017. Segundo o analista da IDC, o governo, que faz parte da categoria B2B no estudo, também reduziu o ritmo de compras em 29%, o que já era esperado por conta das eleições. “O dólar alterou a confiança das empresas nesse período e elas investiram com mais cautela”. Mesmo assim, as vendas de notebooks se destacaram e foram 33% maior do que nos mesmos meses de 2017.

2019

Apesar do crescimento que vem ocorrendo desde 2017, a IDC Brasil acredita em um período de dificuldades para o mercado de computadores em 2019, principalmente nos três primeiros meses. “No fim de 2018, o mercado não vendeu tanto quanto esperava e o ano virou com os estoques cheios. Por conta disso, pode não haver abastecimento no varejo nos primeiros meses. Além disso, os preços podem aumentar de novo, caso as liminares contra o fim dos incentivos da Lei de Informática sejam derrubadas, impactando os preços no varejo”, avalia La Falce.

O mercado corporativo também deve sofrer queda. “As empresas estarão apreensivas em relação à tributação. A mudança de governo foi vista com boas perspectivas, mas enquanto não concretizar seus planos, o mercado vai segurar os investimentos”.

Tudo isso pode resultar em uma retração de 7,5%, com a venda de 1,230 milhão de unidades no primeiro trimestre de 2019. (Com assessoria de imprensa)

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Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

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