Maximiliano Martinhão vai para a Qualcomm

Martinhão assume o posto de Diretor Sênior de Relações Governamentais para a América Latina da Qualcomm Incorporated

Maximiliano Martinhão

A Qualcomm Incorporated anunciou a nomeação de Maximiliano Salvadori Martinhão como Diretor Sênior de Relações Governamentais para a América Latina. Ele traz mais de duas décadas de experiência em telecomunicações e tecnologia da informação para o cargo, e se reportará diretamente a Luiz Tonisi, Presidente da Qualcomm América Latina.

Martinhão liderará a estratégia de relações governamentais da fabricante de chips em toda a região. Será responsável por fomentar e manter relacionamentos com autoridades e agências governamentais em todos os níveis, com foco em áreas políticas importantes, incluindo regulamentação de espectro, propriedade intelectual e tecnologias de conectividade. Ele também representará a Qualcomm junto a associações relevantes do setor e órgãos reguladores.

O executivo vem da Seja Digital, instituição não-governamental sem fins lucrativos responsável ela digitalização da TV analógica no Brasil, onde estava como diretor de entregas. Ele foi Secretário de Telecomunicações e de Radiodifusão do Ministério das Comunicações; Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e Assessor Especial do Ministro no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Também presidiu a Telebrás, atuou como Gerente Geral de Engenharia de Espectro na Anatel e foi membro de conselhos em órgãos governamentais e empresas como Correios, RNP, Finep, Nic.Br, Visiona e CPqD.

Martinhão é licenciado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Nacional Instituto de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí-MG, possui mestrados em Gestão de Telecomunicações (M.Sc.) pela Universidade de Strathclyde, Reino Unido, e também pela EBAPE/FGV em Administração Pública. Além disso, é graduado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB.

O posto assumido por Martinhão na Qualcomm estava vago há cerca de um ano, quando deixou a empresa o então responsável pela área, Francisco Soares.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122