Mais de mil canais de TV não querem migrar para o sinal digital
O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional se reuniu hoje, 4, para debater a transição da TV digital e as dificuldades das retransmissoras de TV para migrarem para a nova tecnologia.
Conforme o senador Wellington Fagundes (PR-MT) mais de 1.600 canais de TV não manifestaram até agora interesse em migrar para o sinal digital, o que, na sua avaliação, poderá provocar um “apagão” nas pequenas cidades, que poderão ficar sem o sinal de TV. A principal razão para a não migração é que algumas emissoras alegam não ter dinheiro para comprar os equipamentos digitais.
O próximo desligamento do sinal analógico está previsto para o Distrito Federal, em outubro. A primeira cidade que passou pelo desligamento foi a de Rio Verde no interior de Goiás, que já transmite somente em digital.
O maior desafio, na avaliação dos operadores de celular e radiodifusores, será desligar os sinais analógicos da região metropolitana de São Paulo, iniciativa que está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. (com Agência Senado).