Ligga vai instalar rede 5G privativa em universidade em Curitiba
A operadora Ligga informou, nesta sexta-feira, 15, que vai instalar uma rede 5G privativa no Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz), em Curitiba. Os procedimentos estão em andamento e devem ser finalizados em janeiro de 2024.
O projeto, que conta com a Databahn Solutions, deve permitir que mais de 18 mil estudantes e professores utilizem novas aplicações tecnológicas habilitadas pela rede de quinta geração móvel, com mais estabilidade, menor consumo de energia e maior confiabilidade, além de uma conexão mais veloz.
Com a rede privativa, a universidade ganhará um laboratório 5G. O espaço vai contar com soluções para aprimorar a experiência educacional, incluindo o uso de óculos de realidade aumentada em aulas específicas para análises detalhadas de tecidos humanos e instalação de câmeras 360º nos estúdios dos cursos na modalidade ensino a distância (EAD) para uma visão mais abrangente e interativa das aulas, entre outras novidades.
A tecnologia também será usada no escaneamento facial para liberação das catracas, check-in automático nas aulas como forma de registro de presença, totem interativo de atendimento aos estudantes para emissão de boletins e documentos com outras informações.
Segundo Roger Bicalho, reitor da universidade, o laboratório também contará com dispositivos de realidade virtual, Internet das Coisas (IoT) e automação avançada.
Com direitos de exploração do 5G no Paraná, em São Paulo e na região Norte, a Ligga já indicou que vai direcionar os seus esforços para oferecer a tecnologia para o mercado corporativo. Inclusive, em recente entrevista ao Tele.Síntese, Adeodato Volpi Netto, ex-CEO da operadora, destacou que a empresa planeja inaugurar redes privativas nos territórios paulista e paranaense no começo de 2024.
“Nossos clientes corporativos terão uma rede sem fio de altíssima usabilidade e disponibilidade mesmo em um ambiente de alta concentração de dispositivos simultaneamente conectados, como é o caso do UniSantaCruz”, diz, em nota, Rafael Marquez, CRO da Ligga. (Com assessoria de imprensa)