Ligga e Omniflow firmam acordo de iluminação pública inteligente

MoU também prevê conectividade, carregamento de veículos elétricos e sistema de monitoramento de pedestres; piloto começa a ser feito ainda este ano, em Assaí (PR)
Ligga firma parceria de iluminação pública inteligente com a Omniflow
Ligga e Omniflow firmam MoU de iluminação pública (crédito: Freepik)

A Ligga Telecom anunciou, nesta quinta-feira, 21, a celebração de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Omniflow, empresa portuguesa especializada em tecnologias para cidades inteligentes. O documento foi assinado durante o Smart City Expo, em Barcelona (Espanha).

A parceria prevê a adoção de soluções avançadas de conectividade e iluminação urbana inteligente, incluindo postes, luminárias e energia sustentável. O pacote de soluções fornecido pela Omniflow também inclui carregamento de veículos elétricos e monitoramento de pedestres.

A prova de conceito (PoC, na sigla em inglês) será realizada em Assaí, no Paraná.

“Essa parceria permitirá que a Ligga traga para o País tecnologias de postes inteligentes, com iluminação alimentada por energia eólica e solar, além da conectividade 5G”, pontua Vitor Menezes, diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da operadora, em nota.

De acordo com a Ligga, a PoC deve ser posta em prática ainda este ano. Assaí, próxima a Londrina, foi escolhida por contar com uma ampla infraestrutura de 5G e WiFi, além de ser uma cidade convidativa para projetos experimentais.

“A iniciativa se integra ao projeto da Avenida Inteligente, que conta com infraestrutura robusta para suportar outras tecnologias emergentes em uma rede de parceiros de conectividade e mobilidade urbana. Com suporte para 5G, IoT e energias renováveis, a cidade oferece uma base experimental sólida e é reconhecida por diversas premiações nacionais e internacionais neste sentido”, acrescenta Menezes.

A Ligga informou que a parceria com a Omniflow segue a linha do MoU firmado com a Huawei, na China, para o projeto de conectividade 5G na Amazônia, anunciado em outubro. Neste caso, a iniciativa busca promover a inclusão digital e levar serviços de alta qualidade para comunidades que ainda enfrentam grandes barreiras no acesso à internet. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122