Ligga e Huawei firmam parceria para implantar 5G na Amazônia
A Ligga e a Huawei firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) que visa acelerar a expansão da rede 5G na Amazônia. A parceria tem como objetivo melhorar a infraestrutura de conectividade em uma das regiões mais remotas e desafiadoras do Brasil. Com o apoio do consórcio Amazônia 5G, o projeto busca promover a inclusão digital e levar serviços de alta qualidade para comunidades que ainda enfrentam grandes barreiras no acesso à internet.
Na última semana, Vitor Menezes, diretos de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Ligga, e Antonio Carlos Wulf, COO da empresa, estiveram na China para discutir as inovações tecnológicas que facilitarão essa expansão. Durante a visita, os executivos da Ligga tiveram a oportunidade de conhecer as soluções de ponta desenvolvidas pela Huawei, que serão usadas para a implementação do 5G na Amazônia.
O projeto será desenvolvido em três fases, com a região amazônica sendo o ponto de partida. “O MoU com a Huawei e o apoio do consórcio Amazônia 5G nos permitirão levar soluções de conectividade inovadoras e sustentáveis para comunidades com as quais a Ligga está comprometida em promover a inclusão digital”, afirmou Menezes.
Parceria estratégica
O acordo entre Ligga e Huawei foi formalizado com a presença de Juscelino Filho, Ministro das Comunicações do Brasil, e Hermano Tercius, Secretário de Telecomunicações. O CEO do consórcio Amazônia 5G, Luiz Cláudio, também participou das discussões, destacando a relevância do consórcio para viabilizar a operação do 5G na região.
Durante as conversas, os líderes do setor de telecomunicações discutiram como a nova tecnologia pode impactar positivamente as comunidades da Região Norte. Além de democratizar o acesso ao espectro, a parceria também oferece a possibilidade de provedores locais, como os de São Paulo e Paraná, se beneficiarem da infraestrutura. “Essa operação irá permitir que provedores regionais ofereçam serviços de alta qualidade, impulsionando o desenvolvimento digital”, destacou Antonio Carlos Wulf, COO da Ligga. (Com assessoria de imprensa)