Ligação fixo móvel da Embratel cai 10,43% a partir de 1 de junho

O conselho diretor da Anatel aprovou hoje, 25, a redução de 10,43% das tarifas de VC2 e VC3 e de todos os planos alternativos e promocionais da Embratel, incorporada à Claro S.A. Essa redução tarifária e de preços começará a valer a partir de 1 de junho e foi determinada devido a incorporação das operadoras do grupo - NET, Claro e Embratel - em um única empresa.

O VC2 é a ligação de longa distância feita em um telefone fixo para as cidades com o mesmo DDD (21 para 21) e o VC3, ligação de longa distância para DDDs diferentes (11 para 21) e só afetará as ligações feitas pelo número 21 da Embratel, já que ela foi a empresa contemplada pela medida.

Os ganhos com a unificação das empresas, cuja incorporação foi aprovada no ano passado, foram calculados em cerca de R$ 200 milhões. Conforme as regras da Anatel, os ganhos econômicos que não sejam conquistados mediante a eficiência econômica ou empresarial, devem ser integralmente repassados para o consumidor.

A redução  ter sido praticada também nas tarifas de telefonia fixa de longa distância nacional e internacional. Mas a Anatel preferiu concentrar toda a queda nas ligações fixo-móvel, tendo em vista que a longa distância internacional já está sob a liberdade tarifária e a longa distância nacional também caminha para a desregulamentação.

Para não provocar uma queda de até 80% nas tarifas do VC2 e VC3, o que poderia fazer com que elas ficassem abaixo dos custos reais, a agência decidiu prorrogar para todos os preços e promoções a redução de 10,43%.  

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2294