Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
O conselheiro Leonardo Euler de Morais tomou posse oficialmente, nesta quinta-feira (8), no cargo de presidente da Anatel, com mandato até 4 de novembro de 2021. Ele é o primeiro servidor de carreira da agência a ser nomeado presidente. A cerimônia, fechada, foi realizada no gabinete do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
O novo presidente da agência terá uma importante tarefa pela frente, de precificar os bens reversíveis, após a sanção do PLC 79/2016, que migra as concessões da telefonia fixa para autorizações, que está na fase final de votação no Senado. A questão é polêmica, mas sua solução resultará no destravamento de muitos investimentos no setor, voltados para a expansão da banda larga no país.
Leonardo de Morais é formado em Ciências Econômicas e possui mestrado em Economia pela Universidade de Brasília, onde já atuou como professor de Introdução à Economia. Passou pela Eletronorte na função de analista. É servidor de carreira da Anatel desde 2005, aprovado no primeiro concurso público realizado pela agência. Na Anatel foi assessor de conselheiros, gerente de Acompanhamento Econômico da Prestação e chefe da Assessoria Técnica.
O Decreto com a nomeação de Morais foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5).