Leilão de 600 Mhz nos EUA previsto para junho
A Federal Communications Commission, reguladora das telecomunicações nos Estados Unidos, recebe até hoje as ofertas das emissoras de TV dispostas a vender espectro no “leilão de incentivo” da frequência de 600 MHz. Esta é a primeira etapa do certame. A partir de amanhã a comissão inicia o trabalho de mapear as frequências disponíveis, e por quais preços as emissoras estariam dispostas a vendê-las a operadoras.
O leilão para as teles deve acontecer em junho. Verizon, AT&T e T-Mobile devem participar. Depois da compra, porém, ainda deve demorar para que as bandas sejam liberadas para o uso. Como acontece com a transição da TV analógica para a digital no Brasil, a FCC deverá estabelecer um cronograma para a limpeza e reorganização das faixas que forem ofertadas, fazendo com que os sinais de TV trafeguem em um mesmo bloco, e os de telefonia, em outro. Atualmente, a autarquia propõe que a limpeza aconteça ao longo de 39 meses. Tempo considerado insuficiente pela associação de emissoras do país.
Quanto ao tamanho do leilão, representantes da FCC já manifestaram expectativa de a oferta alcançar 126 MHz em todo o país, que poderiam movimentar até US$ 80 bilhões. Previsões mais conservadoras, porém, estimam que as emissoras consigam no máximo US$ 25 bilhões pelas frequências. A disputa também pode ter muitas etapas, conforme a adesão das emissoras e interesse das teles em pagar com as TV pedem. (Com agências internacionais)