iPhone tem donwload mais rápido nas redes móveis brasileiras
Motivo seria menor popularidade do aparelho, geralmente usado por quem contrata também planos móveis mais avançados, segundo consultoria

Os brasileiros que usam iPhone costumam experimentar velocidades mais rápidas de navegação na internet e download a partir das redes móveis, conforme novo levantamento da consultoria Opensignal. A empresa analisou dados de navegação de 23 milhões de celulares no mundo, entre abril e junho. Fazendo o recorte apenas com os usuários locais, constatou que aqui a média de velocidade dos donos de celular Apple ficou em 21 Mbps. Os dispositivos da Huawei apresentaram 19 Mbps, e os da Samsung apenas 15 Mbps.
Há um bom motivo para isso, no entanto. A Opensignal diz que os donos de iPhone tendem a contratar planos móveis de melhor qualidade. As outras marcas ou ainda são pouco usadas aqui (como Huawei), ou são muito populares e, portanto, são usadas em planos pré-pagos, com créditos limitados ou em áreas de pior cobertura de sinal.
O mesmo fenômeno, de velocidade maior do iPhone em detrimento das demais marcas, foi visto em países como Taiwan e Costa Rica, onde Samsung e Huawei são muito mais vendidos.
Nos EUA, onde a Apple predomina, a Samsung registrou velocidades mais altas de navegação. O mesmo acontece na Noruega ou Japão, outros países onde o iPhone é mais vendido que aparelhos da Samsung, e onde usuários da coreana tem melhor velocidade de navegação.
A Opensignal dividiu os smartphones analisados em três grupos (alto, médio e baixo nível), com base na capacidade de LTE de cada dispositivo. Esse dado é um padrão da indústria de telecomunicações que reflete a capacidade móvel do celular.
No Brasil, os celulares de alto nível mais rápidos chegam a 26,6 Mbps, o que coloca o país na 39ª colocação do ranking de 73 nações. O Brasil é o melhor sul-americano nesta categoria, à frente de países como Peru (42º), Argentina (47ª) e Chile (51º). Na América Latina, o Brasil fica atrás apenas do México, 36º colocado. No caso dos aparelhos de nível médio, a velocidade média foi de 16,9 Mbps. Nos de baixo nível, de 14,3 Mbps.