Inteligência Artificial estará presente na maioria dos softwares até 2020
O Gartner afirma que quase todos os programas terão Inteligência Artificial (IA). Segundo estudos, fornecedores de software estão introduzindo IA em suas estratégias de produtos e que a tecnologia estará amplamente disseminada até 2020.
Em janeiro de 2016, o termo “Inteligência Artificial” não estava entre os 100 mais procurados no site do Gartner. Agora, esse termo já ocupa a 7ª posição. O Gartner prevê que, até 2020, IA será uma das cinco prioridades de investimento para mais de 30% dos CIOs. A Inteligência Artificial se refere a sistemas que mudam comportamentos sem serem explicitamente programados, baseados em dados coletados, análises de uso e outras observações.
A empresa alerta, contudo, que o grande aumento de startups e fornecedores que dizem oferecer produtos com Inteligência Artificial sem nenhum diferencial real está confundindo os consumidores. Mais de mil vendedores com aplicações e plataformas descrevem a si mesmos como fornecedores de IA ou dizem que usam IA em seus produtos. Similar a Greenwashing – em que companhias exageram no discurso de preocupação ambiental de seus produtos ou práticas para obter benefícios em seus negócios –, muitos fornecedores de tecnologia estão agora “IA Washing“, aplicando o rótulo IA de forma indiscriminada.
Pesquisa feita pelo Gartner mostra ainda que mais da metade dos entrevistados indica que a falta de habilidades necessárias na equipe foi o maior desafio para adotar a IA em suas organizações. A pesquisa constatou que as empresas estão atualmente procurando soluções de IA que possam melhorar a tomada de decisão e a automação do processo. Se tivessem escolha, muitas empresas comprariam soluções de IA já integradas em vez de tentarem construir uma solução customizada. (assessoria de imprensa).