Intelbras inicia produção de cabos de rede e de fibra óptica

Nova fábrica da Intelbras recebeu R$ 60 milhões em investimentos e fica em Tubarão (SC)

Fábrica da Intelbras em Tubação (SC) - Divulgação

A fabricante de eletrônicos Intelbras iniciou a produção de cabos de rede e de fibra óptica por meio de uma nova unidade inaugurada na cidade de Tubarão (SC). A construção da fábrica recebeu investimento inicial de R$ 60 milhões e foi concluída ainda em 2022.

“A Intelbras, que nasceu em Santa Catarina, um estado reconhecido como polo de inovação, sempre teve participação ativa no desenvolvimento industrial, tecnológico e social da região. Com a filial Tubarão, vamos ampliar nossa presença no estado, abrindo novas oportunidades de negócios e atuando de forma mais ampla no setor de cabos de redes e fibra óptica”, explica Altair Silvestri, CEO da Intelbras.

A filial de Tubarão é a sexta unidade da Intelbras. Além de duas unidades na cidade de São José (SC), a empresa também opera em Manaus (AM), Santa Rita do Sapucaí (MG) e Jaboatão dos Guararapes (PE).

A nova unidade ocupa um terreno de 30 mil metros quadrados às margens da BR 101 (rodovia Ivane Fretta Moreira). Tem 15 mil metros quadrados de área construída e deve gerar “centenas de empregos diretos e indiretos”, diz a empresa.

Produção de cabos de redes e fibra óptica

Com a filial de Tubarão, que iniciou as suas operações em dezembro do ano passado, a Intelbras vai aumentar sua presença no mercado nacional de redes e cabos de fibra óptica, que consome anualmente mais de 1,5 milhão de quilômetros de cabos de fibra óptica e mais de 1 milhão de caixas de cabos de rede.

“Atuar de forma direta na produção de cabos de fibra óptica e redes é parte da estratégia da Intelbras de oferecer soluções cada vez mais completas em conectividade para o cliente. Nossa expectativa é obter um ganho de escala, ampliar o portfólio nesse segmento de mercado e atender nossos clientes com mais agilidade, customizações e melhoria contínua”, comenta Amilcar Scheffer, diretor da unidade de redes da Intelbras.

Entrar nesse mercado é também uma maneira de a empresa aumentar sua competitividade. “Ao produzirmos os cabos internamente, vamos aplicar nossa excelência operacional a um processo que começa na aquisição da matéria prima e vai até na expedição de nossas soluções”, destaca o executivo.

Para Thiago Carbogim Maciel, gerente da planta da filial Tubarão, a produção interna de cabos também vai proporcionar um controle de qualidade mais efetivo. “Como estaremos mais próximos de nossos fornecedores, vamos poder realizar amplos testes de qualidade em todos os processos, desde a fabricação até a entrega para o cliente, dentro das especificações necessárias”, finaliza o executivo. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11028