Intel fecha contrato com Dish para fornecimento de equipamentos vRAN

A Dish pretende utilizar plataforma da Intel para desenvolver o 5G standalone

A Intel fechou contrato com o operador Dish Network, operadora de serviços de transmissão por satélites e entrante no mercado móvel norte-americano. O propósito do contrato é que a multinacional de tecnologia forneça equipamentos vRAN (Virtualizer Radio Access Network) para o desenvolvimento de 5G standalone pela Dish.

O operador afirmou que o trabalho com a Intel visa a construção de um RAN completamente virtualizado, abrangendo o radio reference design, além da atuação na otimização do fronthaul, segurança baseada em hardware e plantas de servidores.

Para tanto, o Dish pretende utilizar o acelerador dedicado ao vRAN da Intel, bem como software FlexRAN de referência de arquitetura, processadores escaláveis Xeon e adaptadores de rede Ethernet. Também estão incluídos tecnologias de aplicações edge para empresas, padrões vRAN abertos, otimização de dados e machine lerning.

O contrato chega até a Intel em um contexto de investimento da empresa no mercado de infraestrutura 5G. No mês passado, ela anunciou uma série de produtos de infraestrutura 5G, que classificou como uma oportunidade de mercado de US$25 bilhões. Ainda em 2019, a Intel adquiriu uma plataforma edge computing por R$27 milhões de olho no 5G. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122