Instituto NET Claro Embratel firma parceria com Unicef

Instituto ajudará a construir uma rede que combata o problema nas escolas por meio de um veículo digital que disponibiliza dados da escolaridade nos ensinos médio e fundamental.
José Félix, presidente da Claro Brasil, e Florence Bauer, representante da UNICEF no Brasil, firmaram parceria estratégica, na tarde desta quinta-feira, 06/09, para colocar em prática o plano de ação do projeto Trajetórias de Sucesso Escolar. A meta é reduzir, até 2021, em 20% a distorção idade-série em 12 municípios do País. A assinatura do acordo ocorreu na sede da Claro Brasil.

O Instituto NET Claro Embratel firmou uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) durante o Seminário Promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar. A intenção é contribuir com o ensino, estimular a produção de tecnologias educacionais e o desenvolvimento de currículos escolares específicos para adolescentes em situação vulnerável nas escolas do país.

O instituto ajudará a construir uma rede que combata o problema nas escolas por meio de um veículo digital que disponibiliza dados da escolaridade nos ensinos médio e fundamental. Além do monitoramento, a ferramenta pretende identificar boas práticas de ensino e criar novas parcerias com a sociedade civil para beneficiar estudantes e professores.

O objetivo final das ações é ajudar a reduzir a distorção idade-série no Brasil. Existem 35 milhões de jovens matriculados no ensino fundamental e no ensino médio. Desse total, cerca de 7 milhões frequentam as aulas, mas estão com defasagem no desempenho escolar. O estudante é considerado em situação de distorção idade-série quando a diferença entre sua idade e a idade prevista para cursar determinada série é de dois anos ou mais.

Com o instrumento e outras ações, o Unicef pretende auxiliar municípios a reverter os índices dessa distorção nas escolas da rede pública, a maior parte localizada nas regiões Norte e Nordeste e entre crianças negras e indígenas. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111