Índice de confiança do setor eletroeletrônico cai em julho após crescimento trimestral
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para o setor eletroeletrônico atingiu 55,2 pontos neste mês de julho. Esta é a primeira queda após três meses de alta consecutiva – passando de 53,7 em março para 57,5 em junho (veja evolução mais abaixo).
Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI), agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), divulgados nesta semana.
O ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.
O resultado de julho deste ano para o setor eletroeletrônico representa uma queda de 7,8 pontos em relação ao mesmo período do ano passado, quando o número registrado foi de 63,0 pontos.
Veja as mais recentes variações:
Análise do índice de Confiança
Em análise dos resultados, a Abinee aponta que "mesmo com as dificuldades que a indústria eletroeletrônica vem enfrentando, principalmente com a falta de semicondutores no mercado e sua consequente alta de preços, o empresário industrial do setor continua confiante, porém com um otimismo mais moderado".
Os resultados mais baixos foram registrados em 2020, influenciados pela pandemia do novo coronavírus, quando a pontuação ficou entre 30 e 40.
Já para 2022, sondagem realizada pela Abinee no início do ano apontou que 67% das indústrias eletroeletrônicas estavam prevendo crescimento no 2º trimestre deste ano em relação ao ano passado, 18% estabilidade e 15% queda.
ICEI da Indústria Geral
No mês de julho de 2022, o ICEI da indústria geral ficou estável em relação ao mês imediatamente anterior, permanecendo em 57,8 pontos.
Assim como o ICEI do setor eletroeletrônico, o índice de confiança da indústria geral também permanece acima de 50 pontos há 24 meses.